O Acontecimento dos corpos: pensando a educação como proposição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065771112

Palavras-chave:

Acontecimento, Proposição, Corpo, Educação, Arte

Resumo

O que acontece em ambientes de aprendizagem? Diante dessa questão nos colocamos em um percurso investigativo que procurou compreender o conceito de Acontecimento dos estoicos a Deleuze. Identificamos nessa ideia uma potência para entendermos as relações educacionais como campo de possibilidades. O Acontecimento para os estoicos é o incorporal que mobiliza os corpos em percursos de ser, já para Deleuze, na leitura que este faz dos estoicos, é o sentido, a proposição que mobiliza os corpos em devir. Diante desse entendimento procuramos fazer uma genealogia do conceito ao passo que poderíamos articulá-lo com os ramos da educação e das artes, os quais somos oriundos. Entendemos que o Acontecimento mobiliza o sujeito por ser sempre presentificado, atual.

 

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Biografia do Autor

Maiquel Cristian Reichert, Universidade de São Paulo

Doutorando na Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

Reichert, M. C. (2023). O Acontecimento dos corpos: pensando a educação como proposição. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 9(1), e2/1–21. https://doi.org/10.5902/2448065771112

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua