O Acontecimento dos corpos: pensando a educação como proposição

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065771112

Mots-clés :

Acontecimento, Proposição, Corpo, Educação, Arte

Résumé

O que acontece em ambientes de aprendizagem? Diante dessa questão nos colocamos em um percurso investigativo que procurou compreender o conceito de Acontecimento dos estoicos a Deleuze. Identificamos nessa ideia uma potência para entendermos as relações educacionais como campo de possibilidades. O Acontecimento para os estoicos é o incorporal que mobiliza os corpos em percursos de ser, já para Deleuze, na leitura que este faz dos estoicos, é o sentido, a proposição que mobiliza os corpos em devir. Diante desse entendimento procuramos fazer uma genealogia do conceito ao passo que poderíamos articulá-lo com os ramos da educação e das artes, os quais somos oriundos. Entendemos que o Acontecimento mobiliza o sujeito por ser sempre presentificado, atual.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maiquel Cristian Reichert, Universidade de São Paulo

Doutorando na Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Références

BRÉHIER, Émile. A teoria dos incorporais no estoicismo antigo. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2012. Disponível em: https://lelivros.love/book/baixar-livro-a-teoria-dos-incorporais-no-estoicismo-antigo-emile-brehier-em-pdf-epub-mobi-ou-ler-online/ Acesso em: 24 jul. 2022.

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2015.

FAVARETTO, Celso. Arte do tempo: o evento. Sexta Feira, São Paulo, n. 5, p. 110–117, 2000. Disponível em: https://issuu.com/gersontung2/docs/n5-web_1?viewMode=doublePage. Acesso em: 24 jul. 2022.

MIRANDA, Wandeilson S. De. A Teoria dos incorporais e a Filosofia do acontecimento de Gilles Deleuze. Rev. Interd. em Cult. e Soc. (RICS), São Luis, v. 5, n. 2, p. 1–17, 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/index. Acesso em: 24 jul. 2022.

REICHERT, M. C. Deleuze, Educação e Acontecimento:Um percurso rizomático. Kalagatos , [S. l.], v. 20, n. 1, p. eK23005, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8533. Acesso em: 25 fev. 2023.

TEMPLE, Giovanna. C. Poder e resistência em Michel Foucault: uma genealogia do acontecimento. 2011. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. Disponível em:

https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/4792/4527.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 24 jul. 2022.

Publié-e

2023-04-04

Comment citer

Reichert, M. C. (2023). O Acontecimento dos corpos: pensando a educação como proposição. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 9(1), e2/1–21. https://doi.org/10.5902/2448065771112

Numéro

Rubrique

Artigos – Demanda contínua