Ensinar (Filosofia) com a solidão
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065720999Palavras-chave:
Filosofia, Ensino, SolidãoResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a possibilidade de ensinar filosofia com a perspectiva da solidão, principalmente a partir da obra Assim falou Zaratustra, escrita entre 1883 e 1885, pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Para tal empreitada, primeiramente, analisaremos como o conceito de solidão pode estar atrelado à amargura e à tristeza, assumindo um sentido pejorativo para a conservação da vida humana ao se considerar o surgimento da faculdade da memória e o desenvolvimento da consciência. Outrossim, será abordada a distinção entre solidão e abandono oferecida na obra. Por fim, será erguida a questão da relevância de tais relações conceituais para o ensino de filosofia.Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. Abecedário Gilles Deleuze, P de professor, parte 3, acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=hQ6f0KClnc8
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad., notas e posfácio de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
______. Além do bem e do mal: prelúdio de uma filosofia do futuro. Trad., notas e posfácil de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
______. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad., notas e posfácio de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
______. Genealogia da moral. Trad., notas e posfácio de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.