Ensinar (Filosofia) com a solidão

Autor/innen

  • Luis Cesar Fernandes de Oliveira Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065720999

Schlagworte:

Filosofia, Ensino, Solidão

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo analisar a possibilidade de ensinar filosofia com a perspectiva da solidão, principalmente a partir da obra  Assim falou Zaratustra, escrita entre 1883 e 1885, pelo filósofo alemão  Friedrich Nietzsche. Para tal empreitada, primeiramente, analisaremos como o conceito de solidão pode estar atrelado à amargura e à tristeza, assumindo um sentido  pejorativo para a conservação da vida humana ao se considerar o surgimento da  faculdade da memória e o desenvolvimento da consciência. Outrossim, será abordada a distinção entre solidão e abandono oferecida na obra. Por fim, será  erguida a questão da relevância de tais relações conceituais para o ensino de  filosofia.

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Autor/innen-Biografie

Luis Cesar Fernandes de Oliveira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Doutorando na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Literaturhinweise

DELEUZE, Gilles. Abecedário Gilles Deleuze, P de professor, parte 3, acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=hQ6f0KClnc8

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad., notas e posfácio de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

______. Além do bem e do mal: prelúdio de uma filosofia do futuro. Trad., notas e posfácil de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

______. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad., notas e posfácio de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

______. Genealogia da moral. Trad., notas e posfácio de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Veröffentlicht

2016-09-05

Zitationsvorschlag

Oliveira, L. C. F. de. (2016). Ensinar (Filosofia) com a solidão. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 1(2). https://doi.org/10.5902/2448065720999

Ausgabe

Rubrik

Artigos – Demanda contínua