Poder, expertise acadêmica, barbárie: o Projeto Manhattan e o sentido da educação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065785448

Parole chiave:

Projeto Manhattan, Formação acadêmica, Barbárie, Razão

Abstract

O que a experiência do Projeto Manhattan (1942-1946), a bilionária mobilização norte-americana para o desenvolvimento de armas nucleares, dá a pensar sobre o sentido da educação? O que um projeto de pesquisa e desenvolvimento circunscrito na razão-domínio tem a revelar da relação entre poder, saber acadêmico e barbárie? Este texto problematiza a relação entre a racionalidade instrumentalizada e a educação no mundo moderno e, para tal, discute a expertise científica e acadêmica na composição do Projeto Manhattan. Destaca as ruínas da razão-domínio com o modelo da escolarização atrelada aos parâmetros operacionais e propõe a hipótese da indissociabilidade entre a formação acadêmica e a incumbência em consolidar a reflexão crítica em cada atividade. Conclui com a defesa de que eventos como Hiroshima e Nagasaki intensificam o compromisso da educação em disputar as perspectivas do processo civilizatório em contraposição à barbárie.

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Biografia autore

Bárbara Romeika Rodrigues Marques, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Licenciada em Filosofia (UFRN), com mestrado em Filosofia (UFRN) e doutorado em Educação (UFJF).
É professora no Cefet/RJ, atuando na educação básica, na graduação e na pós-graduação.

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Pubblicato

2024-06-14

Come citare

Marques, B. R. R. (2024). Poder, expertise acadêmica, barbárie: o Projeto Manhattan e o sentido da educação. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e6/1–17. https://doi.org/10.5902/2448065785448

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua