O Ensino de Filosofia nos meandros do Ensino Médio Estadual

Autori

  • Fernanda de Oliveira Veiverberg Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065720902

Parole chiave:

Filosofia, Ensino Médio, Gestão Democrática, Formação Integral

Abstract

A reflexão acerca do ensino de filosofia envolve diferentes questões. No âmbito da educação pública é necessário compreender os meandros que envolvem as práticas escolares, pautadas nos princípios da gestão democrática, e de como as orientações governamentais são compreendidas e executadas dentro da realidade de cada escola. Assim, ensinar filosofia para jovens de Ensino Médio não é algo que deriva, somente, dos anseios dos professores responsáveis pela disciplina, exige uma compreensão crítica da formação que se almeja, do campo de possibilidades que cada instituição de ensino oferece e a prática do diálogo constante, pois se tratando do ambiente escolar pouco se cria e se desenvolve isoladamente ou individualmente. Para isso, os pressupostos da formação humana integral e de práticas pedagógicas interdisciplinares parecem corresponder com a função da filosofia no Ensino Médio em um contexto de reestruturação de currículo, mas também de paradigmas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Fernanda de Oliveira Veiverberg, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional nº 9394/96. Brasília, 1996.

______. Decreto de lei n. 11.684 de 2 de 2008. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm. Acesso em: 24 nov. 2010.

______. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÂO, Câmara de Educação Básica. Parecer n.º 15/98 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: 1998.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÂO, Câmara de Educação Básica. Resolução n.º 03/98 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: 1998.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

GALLO, Silvio; KOHAN, Walter. A Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000, v.6.

GALLO, Sílvio. Foucault: (Re) pensar a Educação. In: VEIGA-NETO. Alfredo. Foucault e a Educação. 3ª Edição. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2011.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Tradução Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

LÜCK. Heloísa. Liderança em Gestão Escolar. Série Cadernos de Gestão Vol. IV. 8ª Edição. Petrópolis: Vozes, 2012.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica, 2006.

____________. Parecer CNE/CEB n°7/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica, 2010.

RIO GRANDE DO SUL, Conselho Estadual de Educação. Parecer n.°323/99 – Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Para o Sistema Estadual de Ensino. Porto Alegre: 1999.

SANTOS, Boaventura de Souza, AVRITZER, Leonardo. Democratizar a Democracia. In: SANTOS, Boaventura de Souza (org.). Reinventar a Emancipação Social: Para Novos

Manifestos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada Ao Ensino Médio. 2011-2014.

TOMAZETTI, Elisete. GALLINA, Simone. Territórios da prática filosófica. Santa Maria: Editora UFSM, 2009

TOMAZETTI, Elisete. Os sentidos do Ensino Médio: Olhares juvenis sobre a escola contemporânea. São Leopoldo: Oikos, 2012.

VEIGA, Ilma Passos A. Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Possível. SP, Campinas: Papirus, 2001.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-01-12

Come citare

Veiverberg, F. de O. (2016). O Ensino de Filosofia nos meandros do Ensino Médio Estadual. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 1(1). https://doi.org/10.5902/2448065720902

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua