O Ensino de Filosofia nos meandros do Ensino Médio Estadual

Autores

  • Fernanda de Oliveira Veiverberg Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065720902

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino Médio, Gestão Democrática, Formação Integral

Resumo

A reflexão acerca do ensino de filosofia envolve diferentes questões. No âmbito da educação pública é necessário compreender os meandros que envolvem as práticas escolares, pautadas nos princípios da gestão democrática, e de como as orientações governamentais são compreendidas e executadas dentro da realidade de cada escola. Assim, ensinar filosofia para jovens de Ensino Médio não é algo que deriva, somente, dos anseios dos professores responsáveis pela disciplina, exige uma compreensão crítica da formação que se almeja, do campo de possibilidades que cada instituição de ensino oferece e a prática do diálogo constante, pois se tratando do ambiente escolar pouco se cria e se desenvolve isoladamente ou individualmente. Para isso, os pressupostos da formação humana integral e de práticas pedagógicas interdisciplinares parecem corresponder com a função da filosofia no Ensino Médio em um contexto de reestruturação de currículo, mas também de paradigmas.

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Biografia do Autor

Fernanda de Oliveira Veiverberg, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

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Publicado

2016-01-12

Como Citar

Veiverberg, F. de O. (2016). O Ensino de Filosofia nos meandros do Ensino Médio Estadual. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 1(1). https://doi.org/10.5902/2448065720902

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua