O Ensino de Filosofia nos meandros do Ensino Médio Estadual

Autores/as

  • Fernanda de Oliveira Veiverberg Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065720902

Palabras clave:

Filosofia, Ensino Médio, Gestão Democrática, Formação Integral

Resumen

A reflexão acerca do ensino de filosofia envolve diferentes questões. No âmbito da educação pública é necessário compreender os meandros que envolvem as práticas escolares, pautadas nos princípios da gestão democrática, e de como as orientações governamentais são compreendidas e executadas dentro da realidade de cada escola. Assim, ensinar filosofia para jovens de Ensino Médio não é algo que deriva, somente, dos anseios dos professores responsáveis pela disciplina, exige uma compreensão crítica da formação que se almeja, do campo de possibilidades que cada instituição de ensino oferece e a prática do diálogo constante, pois se tratando do ambiente escolar pouco se cria e se desenvolve isoladamente ou individualmente. Para isso, os pressupostos da formação humana integral e de práticas pedagógicas interdisciplinares parecem corresponder com a função da filosofia no Ensino Médio em um contexto de reestruturação de currículo, mas também de paradigmas.

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Biografía del autor/a

Fernanda de Oliveira Veiverberg, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

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Publicado

2016-01-12

Cómo citar

Veiverberg, F. de O. (2016). O Ensino de Filosofia nos meandros do Ensino Médio Estadual. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 1(1). https://doi.org/10.5902/2448065720902

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua