As Tecnologias Digitais como condição habitativa e o Ensino de Filosofia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065789435

Mots-clés :

Filosofia da Tecnologia, Ensino de Filosofia, Cosmotécnica, Cosmopolítica, Tecnologia Digital

Résumé

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre Filosofia, Tecnologia e Ensino de Filosofia no contexto do impacto das tecnologias digitais na sociedade atual e como isso se relaciona com o ensino de filosofia na escola básica. Ele resulta da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Filosofia / PROFFILO. A discussão se desenvolverá sob três interrogações: que tipo de Filosofia deveria ser mobilizada politicamente na escolarização básica para se cumprir o previsto na LDB? De que forma a Tecnologia, enquanto condição habitativa, se insere na experiência social e na formação de nossa subjetividade nos exigindo que reflitamos sobre ela para além do aspecto do ensino profissional em que está inserida? E, por fim, de que forma o Ensino da Filosofia, enquanto campo científico autônomo, pode unir o tipo de Filosofia a ser mobilizada na escola e a compreensão crítica da Tecnologia em seu papel contemporâneo? Se hoje nossa vivência está imbricada com a tecnologia de forma muito mais fundamental que em outras épocas, é papel da Filosofia mobilizar um ensino tal que capacite a sociedade a pensar-se para transformar essa vivência, caso decida, inclusive de forma rebelde, colocando em questão as estruturas que criam, desenvolvem e mantém essa relação que coisifica o ser humano a favor de quem detém o poder sobre essas mesmas estruturas. O presente artigo reflete sobre isso e procura criar condições para a criação coletiva de um consenso de classe, trazendo uma articulação entre diversos pensadores, com maior ênfase para o pensador chinês Yuk Hui.

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Biographie de l'auteur-e

Gilberto Miranda Junior, Universidade Federal do ABC

Atualmente estudo Mestrado em Ensino de Filosofia na Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo. Sou formado com Licenciatura Plena em Filosofia e Ciências Sociais e tenho experiência de três anos lecionando para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio na rede pública do Estado de São Paulo. Fiz especialização em Antropologia, Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia e Cinema e Produção Audiovisual na Educação. No momento, além do mestrado, curso uma Licenciatura em Matemática e especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Sou um apaixonado por educação e pesquisa acdêmica e procuro constantemente me atualizar e me especializar. 

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Publié-e

2024-12-20

Comment citer

Junior, G. M. (2024). As Tecnologias Digitais como condição habitativa e o Ensino de Filosofia. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e17/1–21. https://doi.org/10.5902/2448065789435

Numéro

Rubrique

Dossiê: Ensino de Filosofia sob o Impacto das Tecnologias Digitais