A filosofia do “chegar a ser o que se é” no jovem-Nietzsche enquanto pratica didática do filosofar: reflexões para o professor de ensino médio de escola pública

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065767433

Palabras clave:

jovem-Nietzsche, capital moral, genealogia, formação cultural.

Resumen

Aborda-se nesta investigação o ensino de filosofia tendo como função a formação de capital moral crítico a partir do jovem-Nietzsche. Busca-se, com isso, interpretar o conceito nietzscheano de educação integral expresso pela fórmula “como chegar a ser o que se é” e compará-lo com a noção de formação integral normatizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a fim de situar o componente curricular de filosofia nesta crise de paradigma curricular. Desse modo, nossa análise, fundamentada por revisão bibliográfica e análise documental específica, identifica que a formação filosófica constitui-se parte indispensável da Formação Cultural do educando no ensino médio de escola pública.

 

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Biografía del autor/a

Wellington Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, MS

Professor mestrando da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, MS, Brasil

Citas

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Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Santos, W. (2021). A filosofia do “chegar a ser o que se é” no jovem-Nietzsche enquanto pratica didática do filosofar: reflexões para o professor de ensino médio de escola pública. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e22/1–15. https://doi.org/10.5902/2448065767433

Número

Sección

Dossiê Ensino de Filosofia, BNCC e Reforma do Ensino Médio