DUAS PROPOSTAS PARA ENSINO PROPEDÊUTICO DA FILOSOFIA A PARTIR DE PLATÃO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065735264Keywords:
Ensino de Filosofia, Diálogos de Platão, Letras de músicas, Mito, ConhecimentoAbstract
Neste texto, apresentaremos uma abordagem de ensino de filosofia, baseada numa interpretação dos diálogos de Platão e da nossa experiência em escolas estaduais em Campinas e região. Num primeiro momento, apresentaremos uma forma de discutir letras de músicas como mito. A este respeito, refletiremos como Platão estudou, percebeu e se apropriou da retórica dos poetas da sua época. Num segundo momento, considerando as técnicas de Platão para investigar os sábios de seu tempo, sugeriremos um método que os alunos possam aplicar para examinar o conhecimento e a sabedoria do nosso tempo.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhael. Trad. Paulo Bezerra. Problemas na poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro, RJ, Florense Universitária, 1997.
BENOIT, Hector. Platão e as temporalidades: a questão metódica. São Paulo: Annablume, 2015.
BENOIT, Hector. Estrutura e tempo dramático no Crátilo de Platão. In: Boletim do CPA. Campinas, nº 15, p. 101- 121, jan./jun. 2003.
BOLZANI, Roberto. Platão: verdade e justiça na cidade. In: FIGUEIREDO, Vinicius. Seis filósofos na sala de aula, Vol.1, São Paulo: Editora Berlendis Vertecchia, 2006.
CAMPOS, Rogério Gimenes de Campos. O Fedro de Platão à luz da tríade de Estesícoro. Tese (Doutorado em Filosofia) – USP, São Paulo, 2012.
Contos de fadas ingleses. Seleção Joseph Jakobs; tradução Ines A. Lohbauer. São Paulo, SP : Landy, 2002.
Chapeuzinho vermelho / Irmãos Grimm ; ilustrações de Rose Art Studios. Rio de Janeiro, RJ : Record, [c1972].
FERREIRA, Luciano de Souza. Crátilo: Estudo e Tradução. Dissertação de Mestrado – FFLCH-USP, São Paulo, 2010.
GABIONETA, Robson. A maiêutica socrática como ‘união’ de teorias no Teeteto. Revista Clássica, p. 35-45, v.28, n.2 (2015)
GABIONETA, Robson. Platão para atualidade/Os sábios da atualidade. Filosofia Ciência & Vida vol. 0 137, p.35-44 e p. 45-50, 2018a.
GABIONETA, Robson. O papel da maiêutica na luta de gigantes e nos gêneros supremos/ Investigação sobre os gêneros supremos. Filosofia Ciência & Vida vol. 138, p.35-44 e p.45-50, 2018b.
MARQUES, Marcelo P. (org.) Teorias da imagem na antiguidade. São Paulo: Paulus Ed., 2012.
MARQUES, Marcelo Pimenta. Platão, pensador da diferença. Uma leitura do Sofista. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
OLIVEIRA, Camila do Espírito Santo Prado de. “metade vale mais que tudo”: A sabedoria hesiódica na República de Platão. Tese (Doutorado em Filosofia) – UFMG, Belo Horizonte, 2013.
PLATÃO. República/Teeteto/Protágoras/Fedro/Banquete e outros. Tradução Carlos Alberto Nunes, Ed: Para, 1972.
SANTORO, Fernando. Máscaras de Dioniso no Banquete de Platão. O que nos faz Pensar (PUCRJ). V.34, p.47-62, 2013.
SPERBER, Suzi Frankl. Identidade e alteridade: conceitos, relações e prática literária. Campinas, SP: UNICAMP/IEL, 2008.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix. 2012 [1916].
TORRANO, Jaa. O pensamento Mítico no Horizonte de Platão. São Paulo, Annablume, 2013.