DUAS PROPOSTAS PARA ENSINO PROPEDÊUTICO DA FILOSOFIA A PARTIR DE PLATÃO

Autores/as

  • Robson Gabioneta Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Sumaré, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065735264

Palabras clave:

Ensino de Filosofia, Diálogos de Platão, Letras de músicas, Mito, Conhecimento

Resumen

Neste texto, apresentaremos uma abordagem de ensino de filosofia, baseada numa interpretação dos diálogos de Platão e da nossa experiência em escolas estaduais em Campinas e região. Num primeiro momento, apresentaremos uma forma de discutir letras de músicas como mito. A este respeito, refletiremos como Platão estudou, percebeu e se apropriou da retórica dos poetas da sua época. Num segundo momento, considerando as técnicas de Platão para investigar os sábios de seu tempo, sugeriremos um método que os alunos possam aplicar para examinar o conhecimento e a sabedoria do nosso tempo.

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Biografía del autor/a

Robson Gabioneta, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Sumaré, São Paulo, Brasil

Professor em Sumaré, São Paulo, Brasil

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Publicado

2019-08-27

Cómo citar

Gabioneta, R. (2019). DUAS PROPOSTAS PARA ENSINO PROPEDÊUTICO DA FILOSOFIA A PARTIR DE PLATÃO. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 5(1), 1–10. https://doi.org/10.5902/2448065735264

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua