Um relato intempestivo

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065769584

Schlagworte:

estágio curricular, ensino de filosofia, relato de experiência

Abstract

O presente texto é uma versão revista do relatório que apresentei ao final do estágio supervisionado em filosofia. O detalhe é que a realização do estágio remonta aos idos de 2014 — ou seja, lá se vão pelo menos sete anos, muitas coisas não são mais as mesmas, a começar pelas políticas educacionais que estruturam o Ensino Médio: julguei, pois, que seria mais apurado qualificar meu relato como um relato intempestivo. Mas apesar dessa extemporaneidade — ou justamente por causa dela — pode ser que o texto ainda conserve algum interesse para o leitor de hoje: pois embora remonte a um contexto em que as políticas educacionais do ensino médio eram outras, muito diferentes das de agora, o presente relato trata, sobretudo, de um problema ele próprio extemporâneo, a saber, as contrariedades com que se depara um professor-aprendiz ao tentar pôr em prática tudo o que planejou.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Daniel Temp, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutor pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Literaturhinweise

AZEVEDO, José Clóvis de; REIS, Jonas Tarcísio (Org.). Reestruturação do ensino médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. São Paulo: Fundação Santillana, 2013.

BOBZIEN, Susanne. Determinism and freedom in Stoic Philosophy. Oxford University Press, 1999.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. São Paulo: Editora Papirus, 2012.

KOHAN, Walter. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2009.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Educação. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, 2011 -2014. Out/Nov, 2011.

Veröffentlicht

2022-05-30

Zitationsvorschlag

Temp, D. (2022). Um relato intempestivo. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 8, e5/1–17. https://doi.org/10.5902/2448065769584