Um relato intempestivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065769584

Palavras-chave:

estágio curricular, ensino de filosofia, relato de experiência

Resumo

O presente texto é uma versão revista do relatório que apresentei ao final do estágio supervisionado em filosofia. O detalhe é que a realização do estágio remonta aos idos de 2014 — ou seja, lá se vão pelo menos sete anos, muitas coisas não são mais as mesmas, a começar pelas políticas educacionais que estruturam o Ensino Médio: julguei, pois, que seria mais apurado qualificar meu relato como um relato intempestivo. Mas apesar dessa extemporaneidade — ou justamente por causa dela — pode ser que o texto ainda conserve algum interesse para o leitor de hoje: pois embora remonte a um contexto em que as políticas educacionais do ensino médio eram outras, muito diferentes das de agora, o presente relato trata, sobretudo, de um problema ele próprio extemporâneo, a saber, as contrariedades com que se depara um professor-aprendiz ao tentar pôr em prática tudo o que planejou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Temp, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutor pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

AZEVEDO, José Clóvis de; REIS, Jonas Tarcísio (Org.). Reestruturação do ensino médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. São Paulo: Fundação Santillana, 2013.

BOBZIEN, Susanne. Determinism and freedom in Stoic Philosophy. Oxford University Press, 1999.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. São Paulo: Editora Papirus, 2012.

KOHAN, Walter. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2009.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Educação. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, 2011 -2014. Out/Nov, 2011.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

Temp, D. (2022). Um relato intempestivo. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 8, e5/1–17. https://doi.org/10.5902/2448065769584