Experiência de Pesquisa no Ensino Médio: A Filosofia da Práxis e a Escola

Autores

  • Patrícia Aurora Corrêa Mazoti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065722320

Palavras-chave:

Senso comum e filosofia da práxis, Formação omnilateral, Experiência

Resumo

O tema deste artigo emerge da busca por compreender a experiência de estágio a partir da conjuntura contemporânea da educação brasileira e à luz da filosofia da práxis. O objetivo é contribuir para a valorização da escola no processo de formação omnilateral do estudante, enfatizando o papel da filosofia, no sentido de ampliar a formação aos âmbitos da autonomia intelectual, da sensibilidade estética e da formação ética. Para tanto, consideramos importante realizar entrevistas com as/os estudantes. Aplicamos o questionário para 22 estudantes do ensino médio que cursam a série do 2° ano do ensino médio de uma Escola Estadual de São Paulo, da cidade de Marília. As questões foram desenvolvidas na iniciação científica e se baseiam no projeto “Senso comum e filosofia no ensino médio: perspectivas da filosofia da práxis” que possui como motivação o problema da especificidade da filosofia no processo de formação do estudante do ensino básico. Pressupomos que a perspectiva da formação omnilateral que propõe a integração da formação intelectual, corporal e tecnológica coloca-se como uma diretriz para o enfrentamento de visões unilaterais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Aurora Corrêa Mazoti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo

Mestranda na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo

Referências

ARELARO, L. R. G. A municipalização do ensino no Estado de São Paulo: antecedentes históricos e tendências. In: OLIVEIRA, C. et al. (Org.). Municipalização do ensino no Brasil: algumas leituras. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 1999. p. 61-89.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

ASPIS, Renata Pereira. O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica. Cadernos CEDES, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 305- 320, set./dez. 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. v. 3. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília, DF, 2008.

CUNHA, L. A. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 809-829, out. 2007 809. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acessado em 22 de nov. de

GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a Filosofia no ensino médio. In: ______ (orgs.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. 3. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, v. 1.

_______. Concepção dialética da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

HAYDT, R. C. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 1988.

HELLER, Ágnes. Estrutura da vida cotidiana. In: O cotidiano e a história. 4. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1970, p. 17 - 41.

LARROSA J. Dar a palavra. Notas para uma dialógica da transmissão. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. 4. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

MURCHO, D. A Natureza da Filosofia e o seu Ensino. 1ª Ed. Lisboa: Plátano, 2002.

OBIOLS G. Uma introdução ao ensino da filosofia. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2002.

PEIRCE, C. S. Semiótica e Filosofia. Tradução de Octanny Silveira da Mota e Leonidas Hegenberg, São Paulo, Cultrix, 1975.

SARTRE, J. P. O ser e o nada – ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução: Paulo Perdigão. 6 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1998, p. 782. YAZBEK, A. C. Cadernos de ética e filosofia política

SILVA, R. M. S. A importância da afetividade na relação professor aluno. In: KULLOK, Maísa Gomes Brandão (Org). Relação professor-aluno: contribuição à prática pedagogia. Maceió: EDUFAL, 2002. p: 51-74.

SÁSCHEZ VÁZQUEZ, A. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão popular, 2007.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Mazoti, P. A. C. (2016). Experiência de Pesquisa no Ensino Médio: A Filosofia da Práxis e a Escola. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 2(1). https://doi.org/10.5902/2448065722320

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua