Ensinar (Filosofia) com a solidão

Autores

  • Luis Cesar Fernandes de Oliveira Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065720999

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino, Solidão

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a possibilidade de ensinar filosofia com a perspectiva da solidão, principalmente a partir da obra  Assim falou Zaratustra, escrita entre 1883 e 1885, pelo filósofo alemão  Friedrich Nietzsche. Para tal empreitada, primeiramente, analisaremos como o conceito de solidão pode estar atrelado à amargura e à tristeza, assumindo um sentido  pejorativo para a conservação da vida humana ao se considerar o surgimento da  faculdade da memória e o desenvolvimento da consciência. Outrossim, será abordada a distinção entre solidão e abandono oferecida na obra. Por fim, será  erguida a questão da relevância de tais relações conceituais para o ensino de  filosofia.

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Biografia do Autor

Luis Cesar Fernandes de Oliveira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Doutorando na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Referências

DELEUZE, Gilles. Abecedário Gilles Deleuze, P de professor, parte 3, acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=hQ6f0KClnc8

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Oliveira, L. C. F. de. (2016). Ensinar (Filosofia) com a solidão. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 1(2). https://doi.org/10.5902/2448065720999

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua