Sistemas de gestão por indicadores de desempenho de instituições de ensino superior: proposta de um modelo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465944512Palavras-chave:
Educational Institutions. Performance indicators. Organizational performance.Resumo
Objetivos – Esta pesquisa tem como objetivos reconhecer os indicadores de desempenho relacionados à gestão de IES relatados na literatura.
Metodologia – É uma pesquisa exploratória e descritiva, que assume características qualitativas. Apresentamos uma proposta teórica de indicadores e dimensões suficientes para ogestão de uma IES. O quadro foi selecionado por conveniência. O grupo de especialistas foi composto por pessoas com experiência em gestão de desempenho.
Resultados – Encontramos indicadores que foram adicionados de acordo com a sugestão dos entrevistados, resultando em 65 indicadores, divididos em 9 dimensões. O modelo contemplando dimensões: Econômicas; Internacionalização e pesquisa; Aluno/Cliente; Mercado; Academia; Operacional; Recursos Humanos; Sociedade/extensão e Sustentabilidade.
Limitações– Como limitações da pesquisa, existe a possibilidade de alguns trabalhos sobre indicadores que não foram identificados nesta fase da pesquisa, e também a escolha de especialistas.
Implicações práticas – Este estudo apresenta os determinantes do desempenho empresarial. Os indicadores que devem ser utilizados para cada tipo de organização são de extrema importância e foram destacados como um dos desafios de pesquisas futuras na gestão do desempenho organizacional.
Implicações sociais – Na literatura brasileira, 75% das pesquisas não abordam gestão de desempenho de forma holística, reforçando a importância e originalidade deste estudo..
Originalidade/valor – Na literatura anterior foram identificados 57 indicadores de desempenho, distribuídos em seis 6 dimensões baseadas nos conceitos de multidimensionalidade. Os indicadores de trabalho encontrados foram agregados de acordo com a sugestão dos entrevistados, resultando em 65 indicadores divididos em 9 dimensões.
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