Sistemas de gestão por indicadores de desempenho de instituições de ensino superior: proposta de um modelo

Autores

  • Leonardo Fabris Lugoboni USP/INSPER/FECAP/CEETEPS
  • Hamilton Luiz Correa Universidade de São Paulo
  • Juliano Augusto Orsi Araujo Universidade Ibirapuera
  • Joice Chiareto Centro Universitário FECAP / Faculdade FIA de Administração e Negócios

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465944512

Palavras-chave:

Educational Institutions. Performance indicators. Organizational performance.

Resumo

Objetivos  – Esta pesquisa tem como objetivos reconhecer os indicadores de desempenho relacionados à gestão de IES relatados na literatura.

Metodologia – É uma pesquisa exploratória e descritiva, que assume características qualitativas. Apresentamos uma proposta teórica de indicadores e dimensões suficientes para ogestão de uma IES. O quadro foi selecionado por conveniência. O grupo de especialistas foi composto por pessoas com experiência em gestão de desempenho. 

Resultados – Encontramos indicadores que foram adicionados de acordo com a sugestão dos entrevistados, resultando em 65 indicadores, divididos em 9 dimensões. O modelo contemplando dimensões: Econômicas; Internacionalização e pesquisa; Aluno/Cliente; Mercado; Academia; Operacional; Recursos Humanos; Sociedade/extensão e Sustentabilidade.

Limitações– Como limitações da pesquisa, existe a possibilidade de alguns trabalhos sobre indicadores que não foram identificados nesta fase da pesquisa, e também a escolha de especialistas.

Implicações práticas – Este estudo apresenta os determinantes do desempenho empresarial. Os indicadores que devem ser utilizados para cada tipo de organização são de extrema importância e foram destacados como um dos desafios de pesquisas futuras na gestão do desempenho organizacional.

Implicações sociais – Na literatura brasileira, 75% das pesquisas não abordam gestão de desempenho de forma holística, reforçando a importância e originalidade deste estudo..

Originalidade/valor – Na literatura anterior foram identificados 57 indicadores de desempenho, distribuídos em seis 6 dimensões baseadas nos conceitos de multidimensionalidade. Os indicadores de trabalho encontrados foram agregados de acordo com a sugestão dos entrevistados, resultando em 65 indicadores divididos em 9 dimensões.

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Biografia do Autor

Leonardo Fabris Lugoboni, USP/INSPER/FECAP/CEETEPS

     

Hamilton Luiz Correa, Universidade de São Paulo

    

Juliano Augusto Orsi Araujo, Universidade Ibirapuera

   

Joice Chiareto, Centro Universitário FECAP / Faculdade FIA de Administração e Negócios

  

Referências

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Publicado

2021-10-04

Como Citar

Lugoboni, L. F., Correa, H. L., Araujo, J. A. O., & Chiareto, J. (2021). Sistemas de gestão por indicadores de desempenho de instituições de ensino superior: proposta de um modelo. Revista De Administração Da UFSM, 14(3), 655–673. https://doi.org/10.5902/1983465944512

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