PRIORIZAÇÃO DE STAKEHOLDERS: CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS TEÓRICOS E EMPÍRICOS

Authors

  • Keysa Manuela Cunha de Mascena Universidade de São Paulo
  • JeongHeon Kim Universidade de São Paulo
  • Adalberto Américo Fischmann Universidade de São Paulo
  • Hamilton Luiz Corrêa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465916845

Abstract

A priorização de stakeholders é um tema ainda não consolidado na literatura, envolvendo diversos conceitos que não tornam claros quais os critérios que os gestores podem adotar para decidir quem será priorizado. O objetivo desta pesquisa, diante disso, é analisar os conceitos de priorização de stakeholders adotados na literatura. Para isso, realizou-se uma revisão teórica acerca da teoria dos stakeholders, da priorização de stakeholders e dos modelos de saliência e dominância de stakeholders, sendo coletados 214 artigos na base ISI Web Of Knowledge, dos quais foram selecionados 55 artigos. Constatou-se que diferentes variáveis podem estar associadas à percepção de importância do stakeholders, tais como a saliência, o poder, a legitimidade, a influência do stakeholder e a estratégia da empresa. Outras variáveis identificadas estão associadas ao atendimento dos interesses dos stakeholders, como a contribuição do stakeholder e a função da empresa. A contribuição desta pesquisa consiste, assim, em apresentar uma evolução do modelo de priorização de stakeholders baseado nos conceitos de percepção da importância dos stakeholders e no atendimento dos interesses dos stakeholders, propondo uma agenda de pesquisa para o tema.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Keysa Manuela Cunha de Mascena, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

JeongHeon Kim, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Português e Estudo Brasileiro pela Hankuk University of Foreign Studies – Coreia do Sul. Atualmente é mestrando em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Adalberto Américo Fischmann, Universidade de São Paulo

Possui graduação e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Hamilton Luiz Corrêa, Universidade de São Paulo

Possui graduação, mestrado e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Published

2015-10-27

How to Cite

Mascena, K. M. C. de, Kim, J., Fischmann, A. A., & Corrêa, H. L. (2015). PRIORIZAÇÃO DE STAKEHOLDERS: CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS TEÓRICOS E EMPÍRICOS. Revista De Administração Da UFSM, 8, 42–59. https://doi.org/10.5902/1983465916845