Planejamento estratégico: percepções sobre a importância dessa ferramenta de gestão
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465932979Resumo
Objetivo – O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que permite estabelecer as estratégias que uma organização ira adotar para atingir a sua visão de futuro e cumprir com a missão que se propos. Dessa forma, define os objetivos, os meios e os recursos necessários para alcançá-los. Assim, este estudo tem por objetivo analisar os elementos de planejamento estratégico em um grupo de micro e pequenas empresas de serviços localizadas na região central do Rio Grande do Sul.
Design/metodologia/abordagem – Para execução do trabalho foi realizada uma pesquisa de campo, que teve a coleta de dados realizada por meio da aplicação de um questionário a um grupo de 25 empresas do segmento de serviços, atendidas por um projeto de extensão.
Achados – Os resultados mostraram que a grande maioria dessas empresas utilizam alguns elementos do planejamento estratégico na sua prática de gestão, tais como: à contratação de seguros, à utilização de mão de obra terceirizada, à existência de procedimentos operacionais estabelecidos, quanto à presença e exposição de organograma geral, ao conhecimento pelos funcionários em relação ao organograma geral, à presença de normas documentadas, à existência de fluxograma e sua divulgação aos colaboradores, ainda que de forma não estruturada. Essa constatação demonstra a necessidade de maior especialização dos micro e pequenos empreendedores para gestão de suas organizações.
Originalidade/valor – Esse estudo abre caminho para evidenciar a importância de se estudar a temática evidenciada, favorecendo a tomada de decisão, além de contribuir com a literatura, aprofundando o debate sobre o planejamento estratégico em micro e pequenas empresas.
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