Planejamento estratégico: percepções sobre a importância dessa ferramenta de gestão
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465932979Resumen
Objetivo – O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que permite estabelecer as estratégias que uma organização ira adotar para atingir a sua visão de futuro e cumprir com a missão que se propos. Dessa forma, define os objetivos, os meios e os recursos necessários para alcançá-los. Assim, este estudo tem por objetivo analisar os elementos de planejamento estratégico em um grupo de micro e pequenas empresas de serviços localizadas na região central do Rio Grande do Sul.
Design/metodologia/abordagem – Para execução do trabalho foi realizada uma pesquisa de campo, que teve a coleta de dados realizada por meio da aplicação de um questionário a um grupo de 25 empresas do segmento de serviços, atendidas por um projeto de extensão.
Achados – Os resultados mostraram que a grande maioria dessas empresas utilizam alguns elementos do planejamento estratégico na sua prática de gestão, tais como: à contratação de seguros, à utilização de mão de obra terceirizada, à existência de procedimentos operacionais estabelecidos, quanto à presença e exposição de organograma geral, ao conhecimento pelos funcionários em relação ao organograma geral, à presença de normas documentadas, à existência de fluxograma e sua divulgação aos colaboradores, ainda que de forma não estruturada. Essa constatação demonstra a necessidade de maior especialização dos micro e pequenos empreendedores para gestão de suas organizações.
Originalidade/valor – Esse estudo abre caminho para evidenciar a importância de se estudar a temática evidenciada, favorecendo a tomada de decisão, além de contribuir com a literatura, aprofundando o debate sobre o planejamento estratégico em micro e pequenas empresas.
Descargas
Citas
ABREU, M.; RODRIGUES,C.C.; MASCARENHAS, C. C.; ARAÚ,E. A. Planejamento estratégico Aplicado ao Comércio de Equipamentos de Proteção Individual. In: XI EPG ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2011. CD. Anais... São José dos Campos, SP: Universidade do Vale do Paraíba, 2011.
ALDAY, H. E. C. O planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica. Revista da FAE, v. 3, n. 2, 2017.
ALVES, J. N.; SILVA, T. B.; TAVARES, C. E. M.; DAL-SOTO, F. A utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na pequena empresa. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 7, n. 2, pp. 80-100, (2013).
AMITABH, M.; GUPTA, R. K. Research in strategy-structureperformance construct: Review of trends, paradigms and methodologies. Journal of Management and Organization, v. 16, n. 5, p. 757-776, 2010.
ARAUJO, F. E.; MORAIS, F. R.; PANDOLFI, E. S. A Fábula dos Mortos-Vivos: Derterminante Empresarial Presentes em Micro E Pequenas Empresas Ativas. REGEPE, V.8, N.2, p.250-271, 2019.
BARNEY, J.B; HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagens Competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BRASIL, H. G. A empresa e a estratégia da terceirização. Rev. adm. empres. vol.33, n.2, p. 6-11. 1993.
BREALEY, R. A.; MYERS, S. C. Finanças Corporativas: Financiamento e Gestão de Risco. Porto Alegre: Bookman, 2005.
.
CAMPOS, V. F. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Minas Gerais: Nova Lima, 2004.
CASSOL, A.; CINTRA, R. F.; RIBEIRO, I.; OLIVEIRA, A. C.; LORANDI, B. Measurement of the Strategic Behavior of Micro and Small-Sized Enterprises: An Analysis Supported by the Miles and Snow Typology (1978). Revista ADM.MADE, v. 23, n. 1, p. 105-125, 2019.
CERTO, S. C.; PETER J. P. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
CHANDLER, A. Strategy and structure. Cambridge, Ma: MIT Press, 1962
CNC. Confederação Nacional do Comércio. Empresômetro MPE, 2015.
COLLINS, J. C.; PORRAS, J. I. Building your company’s vision. Harvard Business Review. V.74., 1996.
COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração: um guia pratico para alunos da graduação. 2° Ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 10ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
CRUZ, T. Sistemas, Métodos e Processos: Administrando Organizações por meio de Processos de Negócios. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
DOS SANTOS, O. F.; DE ALMEIDA SANTOS, F.; DOS SANTOS, N. M. B. F.; RODRIGUES, J. L. K. A gestão estratégica organizacional e a utilização do planejamento estratégico situacional: um estudo de caso em uma pequena empresa de serviços em Itapeva, SP. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 11(1), 2015.
ESCRIVÃO, E. F.; ALBUQUERQUE, A. F.; NAGANO, M. S.; PHILIPPSEN, L. A. P., JUNIOR; OLIVEIRA, J. Identifying SME mortality factors in the life cycle stages: an empirical approach of relevant factors for small business owner-managers in Brazil. Journal of Global Entrepreneurship Research, v. 7, n. 1, pp. 1-15, 2017.
FEDATO, G. A.L.; REHN, A.; ALMEIDA, E.I. planejamento estratégico em Empresas de Serviços Contábeis. Revista Contabilidade & Amazônia, Sinop, v. 2, n. 1. 2009.
FERREIRA, L. F. F., OLIVA, F. L., SANTOS, S. D., GRISI, C. D. H., & LIMA, A. C. Análise quantitativa sobre a mortalidade precoce de micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo. Gestão & Produção, v. 19, n. 4, pp. 811-823, 2012.
GIMENEZ, F. A. P. Comportamento estratégico dos dirigentes de pequenas empresas moveleiras de Londrina-PR, 1988.
GIMENEZ, F. A. P. O estrategista na pequena empresa. Maringá. Edição do autor, 2000, v.1, 176 p
GOESE, I. B.; BRAGATO, L. L. V.; PEREIRA, N. N. A padronização dos processos: uma ferramenta gerencial. Espírito Santo: UNIVEN, 1999.
GONÇALVES FILHO, C.; MARTINS, H.; SOUKI, G.; REIS NETO, M.; LOPES, V. O impacto das etapas do processo de administração estratégica como antecedentes do desempenho em micro e pequenas em- presas. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 5, n. 3, p. 61-83, 2011.
HALL, R. H. Organizações: estrutura, processos e resultados. 8ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
HREBINIAK, L.G. Fazendo a estratégia funcionar: o caminho para uma execução bem-sucedida. Porto Alegre: Bookman, 2006.
JUNIOR, J. F. H. et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
KARDEC, A. Gestão Estratégica e Avaliação Empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark: PETROBRAS, 2005.
KICH, J. I. F. A influência da liderança, cultura, estrutura e comunicação organizacional no processo de implantação do planejamento estratégico. Cad. EBAPE.BR. vol.9, n.4, pp. 1045-1065, 2011.
KRAKAUER, P. V. C.; FISCHMANN, A. A.; ALMEIDA, M. I. R. Planejamento Estratégico em Pequenas e Médias Empresas: Estudo Quantitativo em Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação. In: Seminário em Administração – FEA/USP.13, 2010. Anais do XIII SEMEAD. São Paulo, 2010.
KWASNICKA, E. L. Governança gestora na rede de negócios: Um estudo comparativo. RBGN – Revista Brasileira de Gestão e Negócios. V. 8, n. 21, p. 33-42, 2006.
LIEGGIO JUNIOR, M.; ARAUJO JUNIOR, R. H.; GRANEMANN, S. R. Proposta de modelo para planejamento de sistemas de informação para operação em ambientes de elevada turbulência organizacional: o caso do transporte rodoviário de produtos perigosos. Ci. Inf. vol.39, n.2, pp. 27-43, 2010.
LIMA, A. N.; IMONIANA, J. O. Um estudo sobre a importância do uso das ferramentas de controle gerencial nas micro, pequenas e médias empresas industriais no município de São Caetano do Sul. Revista da Micro e Pequena Empresa, 2(1), 28-48, 2008.
MAIOR, R. ?. M. S.; CORREA, M. I. S.; SOUZA, A. C. R.; MORAES, I. C. Competências Gerenciais e Inovação: Percepção de Gestores de Micro e Pequenas Empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 13, n. 2, p. 60-84, 2019.
MARTINS, T.; KATO, H.; CRUZ, J.; REIS, J.; EL-KOUBA, A. A influência da tipologia estratégica de Miles e Snow no grau de orientação para o mercado em instituições de ensino fundamental e médio do Estado do Paraná. Revistas Gerenciais, v. 7, n. 2, p. 125-137, 2008.
MENDES, R. H.; BINDER, M. P.; PRADO, S. T. J. Planejamento Estratégico: muito criticado e muito usado. Por quais razões. In: ENANPAD, 30., Anais... São Paulo 2006.
MINTZBERG, H. The Fall and Rise of Strategic Planning. Harvard Business Review, p. 107-114, 1994.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári da estratégia. São Paulo: Bookman Editora, 2009.
MÜLLER, C. J. Modelo de Gestão integrando planejamento estratégico sistema de avaliação de desempenho e gerenciamento de processos (MEIO – modelo de estratégia, indicadores e operações). Porto Alegre: UFRGS, 2003. Tese (Doutorado em Engenharia). Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
NASCIMENTO, M.; LIMA, C. R. M.; LIMA, M. A.; ENSSLIN, E. R. (2013). Fatores determinantes da mortalidade de micro e pequenas empresas da região metropolitana de Florianópolis sob a ótica do contador. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 6, n. 2, pp. 244-283, 2013.
NEIS, D. F.; PEREIRA, M. F.; MACCARI, E. A. Processo de Planejamento Estratégico e Estrutura Organizacional: Impactos, Confluências e Similaridades . Brazilian Business Review, v. 14, n. 5, p. 479-492, 2017.
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: Conceitos Metodologia Práticas. 24º Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
PAIVA, M. G. M. V. (2010), Análise do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur/NE) na perspectiva do planejamento estratégico. Rev. Adm. Pública [online]. vol.44, n.2, p. 197-213, 2010.
PISAPIA, J.; ROBINSON, D. J. Transforming the academy: strategic thinking vs strategic planning. Presented at the American Institute of Higher Education – 4th International Conference. Virginia. Mar, 2010.
PORTER, M. Estratégia competitiva – técnica para análise de industrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 7ª ed. 1986.
RAFAELI, L.; CAMPAGNOLO, R. R.; MÜLLER, C. J. Missão declarada e missão desdobrada: uma abordagem para o planejamento estratégico. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 14. Anais... São Paulo, Bauru, 2007.
RAMPERSAD, H. K., Scorecard para performance total: alinhando capital humano com estratégia e ética empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
REZENDE, D. A. et al. Alinhamento do planejamento estratégico da tecnologia da informação ao planejamento empresarial: proposta de um modelo e verificação da prática em grandes empresas brasileiras. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
REZENDE, W. Terceirização: a integração acabou? Rev. adm. emp. vol.37, n.4, pp. 6-15, 1997.
RIBEIRO, H. A.; ANDRADE, M. A. V. A Importância do planejamento estratégico nas Organizações Atuais. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia. N.5, p.15-31, 2012.
RIGBY, D.; BILODEAU, B. Management Tools and trends. Bain & Company, 2015.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 11° Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
ROCHA, D.; WALTER, S.; SILVA, E.; GIMENEZ, F. Processo de formação de estratégia em pequenas em- presas: um estudo bibliométrico e sociométrico. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 5, n. 1, p. 102-119, 2011.
RODRIGUES, J.L.K.; SANTOS, I.C.; BATISTA, F.C. O processo estratégico em empresas de pequeno porte: uma ferramenta de apoio à gestão e ao crescimento de empreendimentos. Rio de Janeiro: Publit, 2011.
ROSCOFF, R. K. D. S.; BECKER, D. V.; PIVETA, M. N.; OLIVEIRA, M. C. S. F.; SANTOS, M. B. D. O Papel do Planejamento Estratégico na Manutenção dos Empreendimentos Graduados: Um Estudo Multicasos na Incubadora Tecnológica de Santa Maria - RS . Desafio Online, v. 5, n. 2, p. 278-297, 2017.
ROSSI, C. A. V.; LUCE, F. B. Construção e proposição de um modelo de planejamento estratégico baseado em 10 anos de experiência. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2002.
SANCHES, Y. L.; ZILBER, M. A. The Adoption of Cooperative Strategies by Micro and Small Consulting Firms as a Mechanism of Competitive Advantage . Revista de administração da UFSM, v. 12, n. 2, p. 198-214, 2019.
SANTOS, L.; ALVES, R.; ALMEIDA, K. Formação de estratégia nas micro e pequenas empresas: um es- tudo no centro-oeste mineiro. Revista de Administração de Empresas, v. 47, n. 4, p. 59-73, 2007.
SCOTT, C. D.; JAFFE, D. T.; TOBE, G. R. Visão, valores e missão organizacional: construindo a organização do futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E Pequenas Empresas - SEBRAE; DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS Socioeconômicos - DIEESE. Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2011/2012.
SEBRAE. Brasil empreendedor - Sobrevivência e mortalidade. SL.2013.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Participação das micro e pequenas empresas na economia brasileira. Brasília: Sebrae, 2013.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Sobrevivência das empresas no Brasil (M. A. Bedê, Coord.). Brasília: Sebrae, 2016.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração de Produção. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SENO, J. P.; BORGES KAPPEL, L.; VINÍCIUS RAMOS, M.; FLORINDO BORGES, J. UM SAFÁRI DE ESTRATÉGIA NO CERRADO MINEIRO: CONCEPÇÕES DE ESTRATÉGIA EM MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 7(3), 2014.
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2011.
VALADARES, M. C. B. Planejamento estratégico empresarial. Rio de Janeiro: QualityMark, 2002.
WELCH, J.; WELCH, S. Paixão por vencer: a bíblia do sucesso. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
WELSCH, G. A, Orçamento empresarial. São Paulo: Atlas, 4º ed, 1983.
ZANON, U. Qualidade da Assistência Médico-Hospitalar: conceito, avaliação e discussão dos indicadores de qualidade. São Paulo: MEDSI, 2001.
ZAROS, R. A.; LIMA, S. A. P. Introdução ao planejamento estratégico organizacional. Revista Científica Eletrônica de Administração. Ano IX n. 17, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.