Avaliação do grau de contribuição das normas de garantia da qualidade ISO-9000 no desempenho de empresas certificadas

Autores/as

  • Leoni Pentiado Godoy UFSM
  • Alberto Souza Schmidt UFSM
  • Alexandre Chapoval Neto
  • Cláudio Eduardo Ramos Camfield
  • Luis Carlos de Campos Sant’Anna

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346591277

Resumen

O Brasil vem se enquadrando no contexto global no que diz respeito à qualificação de suas empresas nos processos de certificação ISO, principalmente nos setores secundário (indústria) e terciário (prestação de serviço) frente a outros países da América do Sul. Na pesquisa de campo, procurou-se verificar quais foram os principais fatores, com base na referida norma, que motivaram seus líderes na escolha da implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e quais os principais impactos nos processos em relação às mudanças decorrentes da implantação de sistemas da qualidade ISO 9000. O levantamento de dados foi realizado em quatro empresas, das quais duas industriais e duas de prestação de serviço. Os resultados desse artigo mostram que o Brasil e o Rio Grande do Sul vêm mantendo-se entre os primeiros em quesitos de busca pela qualidade. No estudo nas quatro empresas certificadas, mostram-se as dificuldades e resistências que ocorreram durante e após a certificação. Ao final da pesquisa fica evidente que muitos dos objetivos definidos pelos empresários estavam alinhados aos objetivos preconizados pela ISO 9000, e foram alcançados. Também, ficou evidenciado que o processo de mudança gerado pela implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade deve estar alinhado com os princípios e filosofia da qualidade total e, sobretudo, deve existir uma interação das técnicas e ferramentas com a interface humana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-10-14

Cómo citar

Godoy, L. P., Schmidt, A. S., Chapoval Neto, A., Camfield, C. E. R., & Sant’Anna, L. C. de C. (2009). Avaliação do grau de contribuição das normas de garantia da qualidade ISO-9000 no desempenho de empresas certificadas. Revista De Administração Da UFSM, 2(1), 41–58. https://doi.org/10.5902/198346591277

Número

Sección

Articles

Artículos más leídos del mismo autor/a