Strategic planning: perceptions about the importance of this management tool

Authors

  • Daniel Benitti Lorenzett Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-8370-2670
  • Roger da Silva Wegner Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-2034-8034
  • Leoni Pentiado Godoy Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Marlene Kreutz Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465932979

Abstract

Purpose – Strategic planning is a management tool that allows you to establish the strategies that an organization will adopt to achieve its vision of the future and fulfill its proposed mission. In this way, it defines the objectives, means and resources needed to achieve them. Thus, this study aimed to analyze the elements of strategic planning in a group of micro and small service companies located in the central region of Rio Grande do Sul.

Design/methodology/approach – To perform the research was carried out a field research, which had data collection. This was done by applying a questionnaire to a group of 25 companies in the service segment, assisted by an extension project.

Findings – Results showed that the vast majority of these companies use some elements of strategic planning in their management practice, such as: insurance contracting, the use of outsourced labor, the existence of established operating procedures, the presence and exposure of general organization chart, employees' knowledge of the general organization chart, the presence of documented standards, the existence of a flowchart and its disclosure to employees, even if in an unstructured manner. This finding demonstrates the need for greater specialization of micro and small entrepreneurs to manage their organizations.

Originality/value – This study opens the way to highlight the importance of studying the highlighted theme, favoring decision making, in addition to contributing to the literature, deepening the debate on strategic planning in micro and small companies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel Benitti Lorenzett, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Mestrado em Engenharia de Produção - Gerência da Produção: Controladoria - pela Universidade Federal de Santa Maria (Bolsista CAPES 2011/2013). Especialista pela UFSM em Gestão Pública (2016) e em Educação Ambiental (2013). Possui Grau equivalente a Licenciatura Plena pela UFSM (2012).Graduado em Ciências Contábeis pela UFSM (2010).

Roger da Silva Wegner, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014); Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria (2017); Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Atualmente é Doutorando em Administração pelo PPGA- UFSM. Foi professor substituto do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões. Participante do Grupo COESIS - Comportamento Organizacional, Empreendedorismo Social e Inovação Social, Pesquisa Trabalho, Organizações e Pessoas associado à linha Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, Grupo NECOGEPT- Núcleo de Estudos sobre Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas e Trabalho e GEPGOF - Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão de Organizações Familiares.

Leoni Pentiado Godoy, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Bacharel em Administração (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1982) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Aposentada desde o dia 23.03.2018 com 38 anos como docente na UFSM atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) desde 1984 e fui coordenadora Substituta desde 2000 a 2016. Também fui Presidente da Comissão de Pesquisa do Centro de Tecnologia de abril de 2009 até abril de 2015. Com experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Sistemas de Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias competitivas, ferramentas gerenciais, e pesquisas com base em SERVQUAL, AHP., Fuzzy-AHP e Fuzzy Topsis para avaliar a qualidade das organizações de serviços.

Marlene Kreutz Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira - FACEM (1984), Graduação em Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira - FACEM (1984), Especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo de Administração Hospitalar (1989), Especialização em Pedagogia Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira - FACEM (1986), Mestranda do Programa de Pós Graduação de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente é enfermeira da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão Hospitalar e Organização de Processos de Trabalho.

References

ABREU, M.; RODRIGUES,C.C.; MASCARENHAS, C. C.; ARAÚ,E. A. Planejamento estratégico Aplicado ao Comércio de Equipamentos de Proteção Individual. In: XI EPG ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2011. CD. Anais... São José dos Campos, SP: Universidade do Vale do Paraíba, 2011.

ALDAY, H. E. C. O planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica. Revista da FAE, v. 3, n. 2, 2017.

ALVES, J. N.; SILVA, T. B.; TAVARES, C. E. M.; DAL-SOTO, F. A utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na pequena empresa. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 7, n. 2, pp. 80-100, (2013).

AMITABH, M.; GUPTA, R. K. Research in strategy-structureperformance construct: Review of trends, paradigms and methodologies. Journal of Management and Organization, v. 16, n. 5, p. 757-776, 2010.

ARAUJO, F. E.; MORAIS, F. R.; PANDOLFI, E. S. A Fábula dos Mortos-Vivos: Derterminante Empresarial Presentes em Micro E Pequenas Empresas Ativas. REGEPE, V.8, N.2, p.250-271, 2019.

BARNEY, J.B; HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagens Competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BRASIL, H. G. A empresa e a estratégia da terceirização. Rev. adm. empres. vol.33, n.2, p. 6-11. 1993.

BREALEY, R. A.; MYERS, S. C. Finanças Corporativas: Financiamento e Gestão de Risco. Porto Alegre: Bookman, 2005.

.

CAMPOS, V. F. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Minas Gerais: Nova Lima, 2004.

CASSOL, A.; CINTRA, R. F.; RIBEIRO, I.; OLIVEIRA, A. C.; LORANDI, B. Measurement of the Strategic Behavior of Micro and Small-Sized Enterprises: An Analysis Supported by the Miles and Snow Typology (1978). Revista ADM.MADE, v. 23, n. 1, p. 105-125, 2019.

CERTO, S. C.; PETER J. P. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

CHANDLER, A. Strategy and structure. Cambridge, Ma: MIT Press, 1962

CNC. Confederação Nacional do Comércio. Empresômetro MPE, 2015.

COLLINS, J. C.; PORRAS, J. I. Building your company’s vision. Harvard Business Review. V.74., 1996.

COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração: um guia pratico para alunos da graduação. 2° Ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 10ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

CRUZ, T. Sistemas, Métodos e Processos: Administrando Organizações por meio de Processos de Negócios. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

DOS SANTOS, O. F.; DE ALMEIDA SANTOS, F.; DOS SANTOS, N. M. B. F.; RODRIGUES, J. L. K. A gestão estratégica organizacional e a utilização do planejamento estratégico situacional: um estudo de caso em uma pequena empresa de serviços em Itapeva, SP. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 11(1), 2015.

ESCRIVÃO, E. F.; ALBUQUERQUE, A. F.; NAGANO, M. S.; PHILIPPSEN, L. A. P., JUNIOR; OLIVEIRA, J. Identifying SME mortality factors in the life cycle stages: an empirical approach of relevant factors for small business owner-managers in Brazil. Journal of Global Entrepreneurship Research, v. 7, n. 1, pp. 1-15, 2017.

FEDATO, G. A.L.; REHN, A.; ALMEIDA, E.I. planejamento estratégico em Empresas de Serviços Contábeis. Revista Contabilidade & Amazônia, Sinop, v. 2, n. 1. 2009.

FERREIRA, L. F. F., OLIVA, F. L., SANTOS, S. D., GRISI, C. D. H., & LIMA, A. C. Análise quantitativa sobre a mortalidade precoce de micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo. Gestão & Produção, v. 19, n. 4, pp. 811-823, 2012.

GIMENEZ, F. A. P. Comportamento estratégico dos dirigentes de pequenas empresas moveleiras de Londrina-PR, 1988.

GIMENEZ, F. A. P. O estrategista na pequena empresa. Maringá. Edição do autor, 2000, v.1, 176 p

GOESE, I. B.; BRAGATO, L. L. V.; PEREIRA, N. N. A padronização dos processos: uma ferramenta gerencial. Espírito Santo: UNIVEN, 1999.

GONÇALVES FILHO, C.; MARTINS, H.; SOUKI, G.; REIS NETO, M.; LOPES, V. O impacto das etapas do processo de administração estratégica como antecedentes do desempenho em micro e pequenas em- presas. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 5, n. 3, p. 61-83, 2011.

HALL, R. H. Organizações: estrutura, processos e resultados. 8ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

HREBINIAK, L.G. Fazendo a estratégia funcionar: o caminho para uma execução bem-sucedida. Porto Alegre: Bookman, 2006.

JUNIOR, J. F. H. et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

KARDEC, A. Gestão Estratégica e Avaliação Empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark: PETROBRAS, 2005.

KICH, J. I. F. A influência da liderança, cultura, estrutura e comunicação organizacional no processo de implantação do planejamento estratégico. Cad. EBAPE.BR. vol.9, n.4, pp. 1045-1065, 2011.

KRAKAUER, P. V. C.; FISCHMANN, A. A.; ALMEIDA, M. I. R. Planejamento Estratégico em Pequenas e Médias Empresas: Estudo Quantitativo em Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação. In: Seminário em Administração – FEA/USP.13, 2010. Anais do XIII SEMEAD. São Paulo, 2010.

KWASNICKA, E. L. Governança gestora na rede de negócios: Um estudo comparativo. RBGN – Revista Brasileira de Gestão e Negócios. V. 8, n. 21, p. 33-42, 2006.

LIEGGIO JUNIOR, M.; ARAUJO JUNIOR, R. H.; GRANEMANN, S. R. Proposta de modelo para planejamento de sistemas de informação para operação em ambientes de elevada turbulência organizacional: o caso do transporte rodoviário de produtos perigosos. Ci. Inf. vol.39, n.2, pp. 27-43, 2010.

LIMA, A. N.; IMONIANA, J. O. Um estudo sobre a importância do uso das ferramentas de controle gerencial nas micro, pequenas e médias empresas industriais no município de São Caetano do Sul. Revista da Micro e Pequena Empresa, 2(1), 28-48, 2008.

MAIOR, R. ?. M. S.; CORREA, M. I. S.; SOUZA, A. C. R.; MORAES, I. C. Competências Gerenciais e Inovação: Percepção de Gestores de Micro e Pequenas Empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 13, n. 2, p. 60-84, 2019.

MARTINS, T.; KATO, H.; CRUZ, J.; REIS, J.; EL-KOUBA, A. A influência da tipologia estratégica de Miles e Snow no grau de orientação para o mercado em instituições de ensino fundamental e médio do Estado do Paraná. Revistas Gerenciais, v. 7, n. 2, p. 125-137, 2008.

MENDES, R. H.; BINDER, M. P.; PRADO, S. T. J. Planejamento Estratégico: muito criticado e muito usado. Por quais razões. In: ENANPAD, 30., Anais... São Paulo 2006.

MINTZBERG, H. The Fall and Rise of Strategic Planning. Harvard Business Review, p. 107-114, 1994.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári da estratégia. São Paulo: Bookman Editora, 2009.

MÜLLER, C. J. Modelo de Gestão integrando planejamento estratégico sistema de avaliação de desempenho e gerenciamento de processos (MEIO – modelo de estratégia, indicadores e operações). Porto Alegre: UFRGS, 2003. Tese (Doutorado em Engenharia). Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

NASCIMENTO, M.; LIMA, C. R. M.; LIMA, M. A.; ENSSLIN, E. R. (2013). Fatores determinantes da mortalidade de micro e pequenas empresas da região metropolitana de Florianópolis sob a ótica do contador. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 6, n. 2, pp. 244-283, 2013.

NEIS, D. F.; PEREIRA, M. F.; MACCARI, E. A. Processo de Planejamento Estratégico e Estrutura Organizacional: Impactos, Confluências e Similaridades . Brazilian Business Review, v. 14, n. 5, p. 479-492, 2017.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: Conceitos Metodologia Práticas. 24º Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PAIVA, M. G. M. V. (2010), Análise do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur/NE) na perspectiva do planejamento estratégico. Rev. Adm. Pública [online]. vol.44, n.2, p. 197-213, 2010.

PISAPIA, J.; ROBINSON, D. J. Transforming the academy: strategic thinking vs strategic planning. Presented at the American Institute of Higher Education – 4th International Conference. Virginia. Mar, 2010.

PORTER, M. Estratégia competitiva – técnica para análise de industrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 7ª ed. 1986.

RAFAELI, L.; CAMPAGNOLO, R. R.; MÜLLER, C. J. Missão declarada e missão desdobrada: uma abordagem para o planejamento estratégico. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 14. Anais... São Paulo, Bauru, 2007.

RAMPERSAD, H. K., Scorecard para performance total: alinhando capital humano com estratégia e ética empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

REZENDE, D. A. et al. Alinhamento do planejamento estratégico da tecnologia da informação ao planejamento empresarial: proposta de um modelo e verificação da prática em grandes empresas brasileiras. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

REZENDE, W. Terceirização: a integração acabou? Rev. adm. emp. vol.37, n.4, pp. 6-15, 1997.

RIBEIRO, H. A.; ANDRADE, M. A. V. A Importância do planejamento estratégico nas Organizações Atuais. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia. N.5, p.15-31, 2012.

RIGBY, D.; BILODEAU, B. Management Tools and trends. Bain & Company, 2015.

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 11° Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

ROCHA, D.; WALTER, S.; SILVA, E.; GIMENEZ, F. Processo de formação de estratégia em pequenas em- presas: um estudo bibliométrico e sociométrico. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 5, n. 1, p. 102-119, 2011.

RODRIGUES, J.L.K.; SANTOS, I.C.; BATISTA, F.C. O processo estratégico em empresas de pequeno porte: uma ferramenta de apoio à gestão e ao crescimento de empreendimentos. Rio de Janeiro: Publit, 2011.

ROSCOFF, R. K. D. S.; BECKER, D. V.; PIVETA, M. N.; OLIVEIRA, M. C. S. F.; SANTOS, M. B. D. O Papel do Planejamento Estratégico na Manutenção dos Empreendimentos Graduados: Um Estudo Multicasos na Incubadora Tecnológica de Santa Maria - RS . Desafio Online, v. 5, n. 2, p. 278-297, 2017.

ROSSI, C. A. V.; LUCE, F. B. Construção e proposição de um modelo de planejamento estratégico baseado em 10 anos de experiência. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2002.

SANCHES, Y. L.; ZILBER, M. A. The Adoption of Cooperative Strategies by Micro and Small Consulting Firms as a Mechanism of Competitive Advantage . Revista de administração da UFSM, v. 12, n. 2, p. 198-214, 2019.

SANTOS, L.; ALVES, R.; ALMEIDA, K. Formação de estratégia nas micro e pequenas empresas: um es- tudo no centro-oeste mineiro. Revista de Administração de Empresas, v. 47, n. 4, p. 59-73, 2007.

SCOTT, C. D.; JAFFE, D. T.; TOBE, G. R. Visão, valores e missão organizacional: construindo a organização do futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E Pequenas Empresas - SEBRAE; DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS Socioeconômicos - DIEESE. Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2011/2012.

SEBRAE. Brasil empreendedor - Sobrevivência e mortalidade. SL.2013.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Participação das micro e pequenas empresas na economia brasileira. Brasília: Sebrae, 2013.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Sobrevivência das empresas no Brasil (M. A. Bedê, Coord.). Brasília: Sebrae, 2016.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração de Produção. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SENO, J. P.; BORGES KAPPEL, L.; VINÍCIUS RAMOS, M.; FLORINDO BORGES, J. UM SAFÁRI DE ESTRATÉGIA NO CERRADO MINEIRO: CONCEPÇÕES DE ESTRATÉGIA EM MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 7(3), 2014.

SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2011.

VALADARES, M. C. B. Planejamento estratégico empresarial. Rio de Janeiro: QualityMark, 2002.

WELCH, J.; WELCH, S. Paixão por vencer: a bíblia do sucesso. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

WELSCH, G. A, Orçamento empresarial. São Paulo: Atlas, 4º ed, 1983.

ZANON, U. Qualidade da Assistência Médico-Hospitalar: conceito, avaliação e discussão dos indicadores de qualidade. São Paulo: MEDSI, 2001.

ZAROS, R. A.; LIMA, S. A. P. Introdução ao planejamento estratégico organizacional. Revista Científica Eletrônica de Administração. Ano IX n. 17, 2009.

Downloads

Published

2020-12-22

How to Cite

Lorenzett, D. B., Wegner, R. da S., Godoy, L. P., & Rodrigues, M. K. (2020). Strategic planning: perceptions about the importance of this management tool. Revista De Administração Da UFSM, 13, 1353–1372. https://doi.org/10.5902/1983465932979

Most read articles by the same author(s)