‘Integrated Laboratory of Scientific-academic Literacies - LILA’: facing challenges in language education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148553338

Palavras-chave:

Academic literacies, Scientific literacies, Collaborative network

Resumo

This paper aims at presenting the results of a study whose objectives are a) to identify activities related to academic literacies carried out in Brazilian university writing laboratories; b) to present LILA as a collaborative network lab. This research was carried out within a qualitative paradigm, including a bibliographic review, document analysis of labs investigated and the description of future actions to be developed by LILA. The results indicate that these laboratories contribute to the insertion of students and researchers in academic literacies practices, and thus LILA was conceived in order to promote both scientific and academic literacies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, membro da Comissão Coordenadora do PPGEL, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , e no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa CAPES/FULBRIGHT (out-dez/2012), em nível de pós-doutorado, e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É editora de textos em português da WACClearinghouse Latin America. É editora da Revista da ANPOLL e coordenadora do GT de Gêneros Textuais/Discursos da ANPOLL. É coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de línguas, letramentos acadêmico-científicos e ambientais.

Jacqueline Sanches Vignoli, Universidade Estadual do Paraná, Mourão, PR

Graduada em Letras (UNESP, São José do Rio Preto - SP), mestre em Estudos Linguísticos (UNESP, São José do Rio Preto - SP) e doutora em Letras/Estudos Linguísticos (UFPR - PR). Possui pós-doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - PR), sob orientação da professora doutora Vera Lúcia Lopes Cristovão, com a temática dos Letramentos acadêmicos. Atua como professora adjunta na graduação do curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão. Também atuou como professora no Ensino Fundamental e Médio das redes pública e particular ensino no estado de São Paulo de 2004 a 2009. Membro dos grupos de pesquisas Linguagem e Educação (LED/UEL) e Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações (LIDERE/UNESPAR), desenvolvendo pesquisas na área dos Estudos do Texto, Letramentos acadêmicos e ensino da Língua Portuguesa. 

Marlene Aparecida Ferrarini-Bigareli, Instituto Federal do Paraná, Londrina, PR

Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Londrina. Possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1994), mestrado em Estudos da Linguagem pela UEL (2009), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2016), estágio de pós-doutorado no PPGEL - UEL (2020). Participa do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL e é líder do grupo de pesquisa LACI - IFPR. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, gênero textual, sequência didática, formação de professores e letramentos acadêmicos. Atua no Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmicos-científicos- LILA, sendo uma de suas quatro autoras.

Miriam Sester Retorta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Possui graduação em Bacharel e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Linguística Aplica (área de concentração Avaliação) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordena o grupo de pesquisa ?Tecnologias, Formação Docente e Letramentos? e o projeto de extensão ?Letramento Digital e Móvel no Ensino de Inglês Pré-intermediário para Alunos Cegos?. Trabalha com pesquisas nas áreas de avaliação em Línguas, inclusão escolar/social, letramento móvel, digital e multiletramentos.

Referências

BARROS, Webert Cavalcanti. A compreensão do letramento científico a partir da análise de TCC do campo jurídico. 2017. 316 f. Tese (Doutorado) Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3hBVrs8>. Acesso em: 15 de jul. de 2020.

BRAGA, S. [Correspondência via e-mail]. Destinatário: Marlene Aparecida Ferrarini-Bigareli. Londrina, 22 de jul. de 2020.

BEZERRA, Benedito Gomes; LÊDO, Amanda Cavalcante de Oliveira. Gêneros Acadêmicos e Processos de Letramentos no Ensino Superior. In: PERREIRA, Regina Celi Mendes (Org.). Escrita na universidade: panoramas e desafios na américa latina. João Pessoa – PB: Editora da UFPB, 2018.

CORREA, Djane Antonucci; SANTOS, Rosita Maria Bastos dos; MORAES, Marcela Marabeli de. Laboratório de estudos do texto: espaço para práticas sociais e acadêmicas. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 112-117, 2011. Disponível em: <https://bit.ly/3jcJoSu>. Acesso em: 22 de jul. de 2020.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; VIEIRA, Isabela Rodrigues. Letramentos em língua portuguesa e inglesa na educação superior brasileira: marcos e perspectivas. Ilha do Desterro, Florianópolis v. 69, n. 3, p. 209-221, 2016. Disponível em: < https://bit.ly/2YtV9MC >. Acesso em: 22 de jul. de 2020.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; VIGNOLI, Jacqueline Sanches. Articulações teóricas para ações de didatização de gêneros em prol de letramentos acadêmicos In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; CARNIN, Anderson; LOUSADA, Eliane Gouvêa. (org.). O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. Araraquara: Letraria, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/34pO9UV>. Acesso em: 10 de jul. de 2020.

DeBOER, George E. Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationship to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 37, n. 6, p. 582-601, 2000. Disponível em: <https://bit.ly/31oH19t>. Acesso em: 22 de jul. de 2020.

FERREIRA, Marília Mendes; LOUSADA, Eliane Gouvêa. Ações do laboratório de letramento acadêmico da Universidade de São Paulo: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 69, n. 3, p. 125-140, 2016. Disponível em: <https://bit.ly/3hmNN4P>. Acesso em: 22 de jul. de 2020.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrô-nico, n. Especial, 2ª parte, p. 357-369. 2011. Disponível em: <http://www.abralin.org/revista/RVE2/14v.pdf.> Acesso em: 05 de jan. 2019.

FINARDI, K.; GUIMARÃES, F. F. Internacionalização, rankings e pu-blicações em inglês: a situação do Brasil na atualidade. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 68, p. 600-626, 2017.

FISCHER, A. Sentidos situados em eventos de letramento na esfera acadêmica. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 215-228, maio/ago, 2010. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacao>. Acesso em: 10 de jan. 2018.

GIL, B.; ARANHA, S. Um estudo do gênero abstract na disciplina de Antropologia: a heterogeneidade da(s) área(s). DELTA, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 843-871, 2017.

GUNAWARDENA, M. The implications of literacy teaching models. International Journal of Education and Literacy Studies, v. 5, n. 1, p. 94-100, 2017.

LABORATÓRIO de Estudos do Texto - LET (2007- 2017). Roteiro: Emerson Lima, Tais Regina Guths, Yara Fernanda Novatzki. Ponta Grossa, 2020. 1 vídeo (35 min.) Disponível em: <https://bit.ly/31l7vby>. Acesso em: 27 jul. 2020.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 2, n. 23, p. 157-172, 1998.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing and staff feedback in Higher Education: an academic literacies approach. In: LEA, M.; STIERER,

B. (Eds.). Student writing in Higher Education: new contexts. Milton Keynes, UK / Philadelphia, USA: Open University Press / Society for Research into Higher Education, 2000, p. 32-46.

LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de letramentos acadêmicos: teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014.

MAGALHÃES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L. L. Letramento científico, gê-neros textuais e ensino de línguas: uma contribuição na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Raído, Dourados, v. 12, n. 30, p. 52-72, dez. 2018.

MOTTA-ROTH, D. Laboratório de Pesquisa e ensino de leitura e redação LABLER/UFSM. Anais da ANPOLL, 1998. Disponível em: <https://bit.ly/2Ytv7ZX>. Acesso em: 22 de jul. 2020.

MOTTA-ROTH, D. Letramento científico: sentidos e valores. Notas de Pesquisa, Santa Maria, RS, v.1, p.12-25, 2011. Disponível em: < https://bit.ly/2YtF49O>. Acesso em: 22 de jul. 2020.

MOTTA-ROTH, D. et al. Letramentos acadêmicos em comunidades de prática: culturas disciplinares. Letras, Santa Maria, n. 52, p. 111, 2016.

PEREIRA, R. C. M. ATA: Ateliê de textos acadêmicos. Disponível em: <https://bit.ly/3leUCrG >. Acesso em: 27 de jul. 2020.

PEREIRA, R. C. M. (Org.). Cultura disciplinar e epistemes: represen-tações na escrita acadêmica. João Pessoa: Ideia, 2019.

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES. Relatório bibliométrico revela desempenho e tendências da pesquisa brasileira. 13 de setembro de 2019. Disponível em: <https://bit.ly/2Y98cTz>. Acesso em: 17 de ago. 2020.

PRIOR, P.; BILBRO, R. Academic enculturation: developing literate practices and disciplinary identities. In: CASTELLÓ, M.; DONAHUE, C. (Eds.). University writing: selves and texts in academic. Bingley, UK: Emerald, 2012, p. 19-31.

SENEM, J. Da inscrição do sujeito na escrita acadêmica. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós Graduação em Linguís-tica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2YtOWjA>. Acesso em: 22 de jul. 2020.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. London: Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V. Os novos estudos sobre letramento: histórico e pers-pectivas. In: MARILDES, M.; CARVALHO, G. T. (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010, p. 33-53.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letra-mento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

THOMAZINI, G. S. A.; CRISTOVÃO, V. L. L. Letramento acadêmico no Curso de Letras Inglês: práticas de leitura e escrita no ensino superior e implicações para a formação profissional. In: PEREIRA, R. C. M. (Org.). Escrita na universidade: panoramas e desafios na América Latina. João Pessoa: Editora UFPB, 2018, p. 85-114.

UEPG. LET. Disponível em: <https://bit.ly/3j3maOK>. Acesso em: 31 jul. 2020.UFPB. Regina Celi Mendes Pereira. Disponível em: <https://bit.ly/3aVOShU>. Acesso em: 27 de jul. 2020.UFPR. Sobre o CAPA – o primeiro ‘writing center’ do Brasil. Dispo-nível em: <https://bit.ly/3aQLYL2>. Acesso em: 27 de jul. 2020.UFSC. Laboratório de Escrita Acadêmica e Leituras – LABEAL. Disponível em: <https://bit.ly/3hkL3oJ>. Acesso em: 27 de jul. de 2020

UFSM. LABLER - Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação. Disponível em: <https://bit.ly/3ldmyMz>. Acesso em: 27 de jul. 2020.

USP. Laboratório de Letramento Acadêmico - LLAC. Disponível em: . Acesso em 27 de jul. 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-19 — Atualizado em 2022-07-26

Versões

Como Citar

Cristovão, V. L. L., Vignoli, J. S., Ferrarini-Bigareli, M. A., & Retorta, M. S. (2022). ‘Integrated Laboratory of Scientific-academic Literacies - LILA’: facing challenges in language education. Letras, 379–400. https://doi.org/10.5902/2176148553338 (Original work published 19º de outubro de 2021)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)