O conservadorismo como ideologia: contribuições da ciência das redes para a Linguística Sistêmico-Funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148531226

Palavras-chave:

Gramática sistêmico-funcional, Avaliatividade, Ciência das redes, Discurso do ódio

Resumo

Tenho por objetivo discutir sobre o discurso do ódio em uma Mídia Social. O corpus de pesquisa é composto por mais de 9.000 comentários resposta ao anúncio de uma exposição de Queer Art em um museu porto-alegrense. Tenho como fundamentação a Sistêmico e a Avaliatividade, utilizando de procedimentos da Ciência das Redes para análise das interações e dos dados linguísticos. Resultados demonstram a criação de um sistema de representação baseado na oposição entre exposição e os valores religiosos, levando a estratégias baseadas na sua demonização, além de enxovalhos dirigidos a artistas, curadores e a entidade patrocinadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Esteves de Lima-Lopes, Universidade Estadual de Campinas

Linguista, tradutor e comunicólogo. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuando na graduação (Letras) e no pós-graduação (PPG em Linguística Aplicada). É bacharel e licenciado em Língua e Literatura Portuguesas e bacharel em Tradução - Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL/PUCSP (2001) e doutor em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP (2012). Líder do grupo de pesquisa MiDiTeS (Mídia, Discurso, Tecnologia e Sociedade). Suas principais áreas de interesse são: Linguagem e Tecnologia, Mídias Sociais e Linguagem, Ensino de Línguas Mediado por Computador, Multimodalidade, Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística do Corpus e Línguas para Fins Específicos.

Referências

BARABÁSI, A.-L. Linked: how everything is connected to everything else and what it means for business, science, and everyday life. New York: Basic Books, 2014. OCLC: ocn859186455. ISBN 978-0-465-08573-6.

BEN-DAVID, A.; MATAMOROS-FERNANDEZ, A. Hate speech and covert discrimination on social media : Monitoring the facebook pages of extreme-right political parties in spain. International Journal of Communication, v. 10, p. 1167-1193, 2016. ISSN 1932-8036.

BENINGER, K. Views on the ethics of social media research. In: SLOAN, L. (Ed.). The Sage handbook of social media research methods. 1. ed. Thousand Oaks, CA: SAGE Inc, 2016.

CASTELLS, M. Networks of Outrage and Hope Social Movements in the Internet Age. New York, NY: John Wiley & Sons, 2013.

DOMONOSKE, C. Can You Tell Fake News From Real? Study Finds Students Have “Dismaying” Inability. Disponível em: <https://www.npr.org/sections/thetwo-way/2016/11/23/503129818/study-finds--students-have-dismaying-inability-to-tell-fake-news-from-real>. Acesso em: 19 maio. 2018.

GABARDO, M.; LIMA-LOPES, R. E. DE. Ni una menos: ciência das redes e análise de um coletivo feminista. Humanidades & Inovação, v. 5, n. 3, p. 44–58, 2018.

GRAEUPNER, D.; COMAN, A. The dark side of meaning-making: How social exclusion leads to superstitious thinking. Journal of Experimental Social Psychology, v. 69, p. 218–222, 2017.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s introduction to functional grammar. Fourth Edition ed. Milton Park, Abingdon, Oxon: Routledge, 2014.

HOFFMAN, D. S. The Web of Hate: Extremists Exploit the Internet. Washington: Anti-Defamation League, 1996.

JUDENSNAIDER, E. et al. Vinte centavos: a luta contra o aumento. São Paulo, SP: Veneta, 2013.

LIMA-LOPES, R. E. DE. Análise de registro e ciência das redes estudando um grupo de whatsapp dedicado à produção de cerveja artesanal. Hipertextus Revista Digital, v. 16, p. 134–161, 2017.

LIMA-LOPES, R. E. DE; PIMENTA, I. #Mulheresnofutebol: transitividade e avaliatividade na identificação de padrões sexistas. Humanidades & Inovação, v. 4, n. 6, p. 116–132, 2017.

LIMA-LOPES, R. E. DE; VIAN JR, O. Resenha de: The Language of Evaluation: appraisal in English. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 23, n. 2, p. 371–381, 2007.

MARRES, N.; WELTEVREDE, E. SCRAPING THE SOCIAL?: Issues in live social research. Journal of Cultural Economy, v. 6, n. 3, p. 313–335, ago. 2013.

MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. R. The language of evaluation: appraisal in English. New York: Palgrave Macmillan, 2005.

NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES (Ed.). Network science. Washington: National Academies Press, 2005.

RAUCH, S. M.; SCHANZ, K. Advancing racism with Facebook: Frequency and purpose of Facebook use and the acceptance of prejudiced and egalitarian messages. Computers in Human Behavior, v. 29, n. 3, p. 610 615, 2013.

ROSS, C. et al. Personality and motivations associated with Facebook use. Personality and motivations associated with Facebook use, v. 25, n. 2, p. 578–586, 2009.

SCOTT, J. What is social network analysis? London; New York: Bloomsbury Academic, 2013.

STUBBS, M. British Traditions in Text Analysis: Firth, Halliday and Sinclair. In: Text and corpus analysis. London: Blackwell, 1996. p. 23–50.

THOMPSON, G.; ALBA-JUEZ, L. (Eds.). Evaluation in context. Amsterdam; Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2014.

WARREN, A.; SULAIMAN, A.; JAAFAR, N. Facebook: The enabler of online civic engagement for activists. Facebook: The enabler of online civic engagement for activists, v. 32, p. 284–289, 2014.

WATTS, D. J. The “New” Science of Networks. Annual Review of Sociology, v. 30, n. 1, p. 243–270, 2004.

ZELL, A. L.; MOELLER, L. Are you happy for me … on Facebook? The potential importance of “likes” and comments. Computers in Human Behavior, v. 78, p. 26–33, 2018.

Downloads

Publicado

2018-04-10

Como Citar

Lima-Lopes, R. E. de. (2018). O conservadorismo como ideologia: contribuições da ciência das redes para a Linguística Sistêmico-Funcional. Letras, (56), 42–70. https://doi.org/10.5902/2176148531226