ENTRE O “DIZER” E O “FAZER”: O DUPLO ESTATUTO DA NOÇÃO DE GÊNERO NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES /PRESCRITORES DO ENSINO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148512154Parole chiave:
Portuguese language teaching, textual genre, discursive genre, curricular guidelinesAbstract
O artigo apresenta algumas reflexões acerca da(s) noção(ões) de gênero discursivo/textual presente(s) em documentos que orientam/prescrevem o agir docente do professor de Língua Portuguesa, especialmente nos Referenciais curriculares do Rio Grande do Sul (RIoGRaNdE doSUL, 2009). oestudo aponta para indícios de uma “hibridização terminológica e conceitual”, em que um duplo estatuto é aplicado à noção de gênero discursivo/textual enquanto objeto de ensino. tal hibridização sinaliza para o fato de que, no campo da didática da língua materna, há ainda espaço para o debate sobre o trabalho com gêneros discursivos/textuais e a elaboração de interfaces que contemplem a ampliação teórico-metodológica desse quadro.Downloads
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Pubblicato
2010-06-01
Come citare
Guimarães, A. M. de M., & Carnin, A. (2010). ENTRE O “DIZER” E O “FAZER”: O DUPLO ESTATUTO DA NOÇÃO DE GÊNERO NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES /PRESCRITORES DO ENSINO NO BRASIL. Letras, (40), 239–258. https://doi.org/10.5902/2176148512154
Fascicolo
Sezione
Artigos