A imitatio Camoniana, uma tipologia

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148570704

Mots-clés :

Imitação, Século XVI, Estudos camonianos, Tópica

Résumé

Este artigo sugere uma breve tipologia ad hoc de usos a partir dos quais pensar a problemática da imitação na obra Rimas de Luís de Camões, passível de extensão a demais poemas construídos sob esse princípio retórico-poético. São três as formas aqui consideradas: a imitação ou emulação de modelos textuais; a citação e a alusão; e, por fim, o recurso aos lugares-comuns. Trata-se de técnicas de uma prática discursiva que estabelece uma continuidade histórica através da reformulação do texto-modelo prévio ou inflexão de um tópico da tradição, e que igualmente engendra uma expectativa de futura elaboração.

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Biographie de l'auteur

Matheus Barbosa Morais de Brito, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutoramento no IEL/Unicamp, com projeto "O ethos do dissídio na lírica camoniana" (FAPESP). Doutor em Materialidades da Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e, sob regime de cotutela, em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. É licenciado em Português ("Estudos Portugueses e Lusófonos") pela Universidade de Coimbra.

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Publiée

2023-07-11

Comment citer

Brito, M. B. M. de. (2023). A imitatio Camoniana, uma tipologia. Letras, 1(65), 146–162. https://doi.org/10.5902/2176148570704