O ENFOQUE DA MULTIMODALIDADE NA ANÁLISE DE INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNOS

Autores/as

  • Rafaela Fetzner Drey
  • Ana Maria de Mattos Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148512195

Palabras clave:

Teacher-students interaction. Multimodality. Concrete teaching work

Resumen

Considerando  vários  estudos  realizados  acerca  do  trabalho  desenvolvido  no cenário da sala de aula, temos procurado analisar como se constitui o trabalho real do professor. Para isso, o objetivo central deste artigo constitui-se em vislumbrar uma nova possibilidade de análise nas interações professor-alunos, de forma multimodal (englobando as dimensões do discurso, da estrutura de fala-em-interação e do gestual), que permita visualizar a coconstrução de ações sociais efetivas em sala de aula. Buscamos verificar  a  ação  profissional  concretizada  de  fato  nas  interações,  e  o  acesso  a  esse “trabalho concretizado” se dá pela análise das interações nele ocorridas, pois é nelas que a ação docente se constitui.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-06-01

Cómo citar

Drey, R. F., & Guimarães, A. M. de M. (2012). O ENFOQUE DA MULTIMODALIDADE NA ANÁLISE DE INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNOS. Letras, (44), 153–176. https://doi.org/10.5902/2176148512195