The passage from infans to speaker and the hypothesis of a signifying function

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148584389

Keywords:

Language acquisition, Enunciative studies, Function

Abstract

The intention is to articulate what Flores (2019) proposes regarding the transition from infans to speaker, with the author's later theorization in 2022 concerning the major functions of humans in language. To do so, reference is made to Giorgio Agamben's work "Infancy and History," aligning his proposition of the language being divided in langue and discourse with Benveniste's ideas about the two universes of meaning, the semiotic and the semantic. This articulation leads us to the hypothesis that there is what we can call a signifying function in human language, defending it conceptually and operationally as a fundamental element in this transition.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paula Ávila Nunes, Federal University of Technology of Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialidade Estudos do Texto e do Discurso. Realizou estágio pós-doutoral na mesma Instituição, como bolsista CAPES/REUNI, com o projeto "A especificidade da enunciação escrita e suas implicações pedagógicas: uma contribuição para o ensino de leitura e produção textual em nível acadêmico". Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde é orientadora de Estágios Obrigatórios em Língua Portuguesa e de Trabalhos de Conclusão de Curso. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UTFPR, na área de concentração de Linguagem e Tecnologia, sendo também orientadora de mestrado na linha de pesquisa Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentido. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística da Enunciação, sobretudo em sua relação com tradução e o ensino de língua e de produção textual, além de questões epistemológicas que permeiam as diferentes teorias que tomam o discurso e a enunciação como objeto. Também atua no âmbito de Língua Portuguesa, com interesse maior em ensino e avaliação discente.

References

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.

BENVENISTE, Émile. O aparelho formal da enunciação. (1970) In: BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. São Paulo: Pontes, 1989.

BENVENISTE, Émile. Semiologia da língua. (1969) In: BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. São Paulo: Pontes, 1989.

BENVENISTE, Émile. A forma e o sentido na linguagem. (1966) In: BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. 4ª ed. São Paulo: Pontes, 1995.

BENVENISTE, Émile. Vista d’olhos sobre o desenvolvimento da linguística. (1963a) In: BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. 4ª ed. São Paulo: Pontes, 1995.

BENVENISTE, Émile. Saussure após meio século. (1963b) In: BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. 4ª ed. São Paulo: Pontes, 1995.

BENVENISTE, Émile. Da subjetividade na linguagem. (1958) In: BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. 4ª ed. São Paulo: Pontes, 1995.

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

COUTO, Mia. Línguas que não sabemos que sabíamos. In: COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? E outras interinvenções. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DE LAJONQUIÈRE, Leandro. Apresentação. In: JERUSALINSKY, Alfredo. Saber falar: como se adquire a língua? 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

FERRARI, Andrea Gabriela; PICCININI, Cesar Augusto. Função materna e mito familiar: evidências a partir de um estudo de caso. Ágora: Estudos Em Teoria Psicanalítica, 13(2), 243–257. Disponível em https://doi.org/10.1590/S1516-14982010000200007. Acesso em: 05 julho 2023.

FLORES, Valdir do Nascimento. Problemas gerais de linguística. Petrópolis, Vozes, 2019.

FLORES, Valdir do Nascimento. A aporia da enunciação. In: ROSÁRIO, Heloísa Monteiro; HOFF, Sara Luiza; FLORES, Valdir do Nascimento (Org.) Leituras de Émile Benveniste [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Zouk, 2022.

JERUSALINSKY, Alfredo. Saber falar: como se adquire a língua? 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

PETIT, Michèle. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: Editora 34, 2019.

SILVA, Carmem Luci da Costa. A criança na linguagem – Enunciação e aquisição. Campinas: Pontes, 2009.

Published

2023-12-20

How to Cite

Nunes, P. Ávila. (2023). The passage from infans to speaker and the hypothesis of a signifying function. Letras, 125–140. https://doi.org/10.5902/2176148584389