Entre sinais e letras: surdos, memória e literatura

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148590136

Schlagworte:

Surdos, Memória, Letramento Literário

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado que investigou práticas e vivências relacionadas ao letramento literário em Libras (L1) e em português (L2), com base nas memórias de surdos sobre suas experiências de letramento literário na infância e na adolescência. O embasamento teórico está ancorado nos estudos surdos e no letramento literário. A pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas em Libras, envolveu nove participantes surdos sinalizantes, todos com experiência em práticas literárias. Atualmente, eles são agentes de letramento literário nas redes sociais e outros espaços.  Os principais achados revelam que os espaços fundamentais de práticas literárias vivenciadas pelos surdos entrevistados foram o ambiente doméstico e a escola de surdos. Os participantes destacaram a relevância do apoio familiar, especialmente por meio de práticas como a mediação da leitura pelos pais e outros adultos e uso de materiais visuais como livros ilustrados e em quadrinhos. Nas escolas de surdos, a prioridade foi o contato com a Libras, com ênfase nas práticas de leituras e discussões mediadas nessa língua.

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Autor/innen-Biografien

Tatiane Folchini dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Palhoça Bilíngue. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialista em Educação de Surdos (ULBRA) e em Tecnologias para Educação Profissional (IFSC); graduada em Letras pela Faculdade Porto Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA) e possui capacitação em Educação Especial Surdez pelo Centro Universitário La Salle. É coautora do livro didático "Em mãos, português como segunda língua para surdos" e participou da elaboração da Proposta Curricular de Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica e do Ensino Superior (BRASIL, 2021). Seus principais temas de pesquisa são o letramento literário para surdos: as relações entre a Literatura e a Cultura com foco na Literatura Surda. Atua nas seguintes áreas: Educação de Surdos e Ensino Bilíngue (Libras/Português), Estudos Culturais e Teoria da Literatura. Integrante do Grupo de Estudos sobre Educação, Linguística, Tradução, Cultura e Comunidade Surda (GEELTS) registrado no CNPq.

Edgar Roberto Kirchof, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras (Português/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq. Atuou na Universidade Luterana do Brasil, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras, de 2002 a 2024. Autalmente, é pesquisador colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS - PPGEDU-UFRGS. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.

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Veröffentlicht

2025-11-28

Zitationsvorschlag

Reis, T. F. dos, & Kirchof, E. R. (2025). Entre sinais e letras: surdos, memória e literatura. Letras, 70, e90136. https://doi.org/10.5902/2176148590136

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