Stage fright e a liquidação de débito: Considerações em torno de Henry James e “A lição de Balzac”
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148589460Palavras-chave:
Stage Fright, Henry James, Balzac, romance, figurações do dinheiroResumo
O regresso de Henry James aos EUA, após 20 anos, constituiu um ponto de inflexão, que o autor descreve por meio de um sentimento de urgência e de “paixão de nostalgia”. Durante a visita, apresentou a palestra “A lição de Balzac”, arrostando o que Leon Edel denominou stage fright, seu medo do palco. Mas qual o sentido dessa “lição”para o enfrentamento do trauma e reparação da nostalgia implicada na volta ao lar? Este artigo procura examinar alguns motivos, padrões, conjunturas e enredamentos com os quais podemos discutir a questão em seu aspecto literário e nas implicações geopolíticas capazes de serem extraídas da forma como James concebe o circuito da produção romanesca internacional.
Downloads
Referências
ANESKO, Michael. “Friction With the Market”: Henry James and the Profession of Authorship. Nova York: Oxford University Press, 1986.
BALZAC, Honoré de. “A obra-prima ignorada”. A comédia humana. Orientação, instruções e notas de Paulo Rónai. Nova edição, revista. S. Paulo, Editora Globo, 1992.
BEGLEY, Louis. “Introduction”. James, Henry. The Other House. Nova York: New York Review Books, 1999.
BENJAMIN, Walter. “O narrador”. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012.
CULVER, Stuart. “Ozymandias and the Mastery of Ruins: The Design of the New York Edition”. Henry James’s
New York Edition: The Construction of Authorship. Stanford: Stanford UP, 1995.
DEFOE, Daniel. Robinson Crusoé. Trad. Sergio Flaksman. São Paulo: Penguin/Companhia, 2016.
JAMES, Henry. “The Lesson of Balzac” e “Prefaces to the New York Edition”. Literary Criticism, Vol. 2. Nova York: The Library of America, 1984.
JAMES, Henry. Letters to An Editor. Clement Shorter’s private print. Londres: 1916.
JAMES, Henry. Os embaixadores. Trad. Marcelo Pen. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
JAMES, Henry. A madona do futuro. Trad. Arthur Nestrovski. São Paulo: Imago, 1997.
JAMES, Henry. The Notebooks of Henry James. Ed. F.O. Matthiessen and Kenneth B. Murdock. Nova York: Oxford University Press, 1947.
JAMES, Henry. A arte da ficção. Trad. Daniel Piza. São Paulo: Imaginário, 1995.
JAMES, Henry. The Letters of Henry James, Vol. 1. Ed. Percy Lubbock. Londres: MacMillan and Co., 1920.
KAISERLIAN, Michelle. “The Imagined Elites of the Omar Khayyám Club”. Poole, Adrian et al. FitzGerald's Rubáiyát of Omar Khayyám: Popularity and Neglect. Londres e Nova York: Anthem Press, 2011.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2000.
MCWHIRTER, David. “‘The whole chain of relation and responsibility”: Henry James and the New York Edition”. Henry James’s New York Edition: The Construction of Authorship. Stanford: Stanford UP, 1995.
MORETTI, Franco. Distant Reading. Londres: Verso, 2013.
OULAHAN, Richard V. “Political Battle Gave Joy to Colonel Harvey”. In: The New York Times, August 26, 1928, p. 129. Disponível em: https://timesmachine.nytimes.com/timesmachine/1928/08/26/issue.htm>. Acesso em: 19 de out. de 2024.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34.
WAUGH, Arthur. “London Letter: The Quarterly Dinner of the Omar Khayyám Club” (Ed. Rosemarie Morgan). The Hardy Review, Vol. 10, No. 1 (SPRING 2008).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.


