O agenciamento de palavras no discurso pela criança
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148584613Palavras-chave:
Enunciação, Aquisição de língua, AgenciamentoResumo
Neste artigo, busca-se responder à seguinte questão: considerando a palavra, a unidade do discurso, como seu agenciamento convoca a criança a sintagmatizar diferentes modos de enunciação e, consequentemente, provoca mudanças em sua instauração na língua materna? Para responder a esse questionamento, o estudo, em diálogo com uma Antropologia da Enunciação (Flores, 2013, 2015, 2018, 2019a), constitui-se de um corpus teórico – textos das obras Problemas de Linguística Geral I e Problemas de Linguística Geral II, de Émile Benveniste – e de um corpus empírico – dois fatos de linguagem de uma criança. O resultado das análises revela o papel da sintagmatização de palavras nos discursos para o agenciamento de outras palavras e procedimentos, configurando, no discurso da criança, diferentes modos de enunciação e provocando mudanças na sua relação com a língua.
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Referências
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