O agenciamento de palavras no discurso pela criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148584613

Palavras-chave:

Enunciação, Aquisição de língua, Agenciamento

Resumo

Neste artigo, busca-se responder à seguinte questão: considerando a palavra, a unidade do discurso, como seu agenciamento convoca a criança a sintagmatizar diferentes modos de enunciação e, consequentemente, provoca mudanças em sua instauração na língua materna? Para responder a esse questionamento, o estudo, em diálogo com uma Antropologia da Enunciação (Flores, 2013, 2015, 2018, 2019a), constitui-se de um corpus teórico – textos das obras Problemas de Linguística Geral I e Problemas de Linguística Geral II, de Émile Benveniste – e de um corpus empírico – dois fatos de linguagem de uma criança. O resultado das análises revela o papel da sintagmatização de palavras nos discursos para o agenciamento de outras palavras e procedimentos, configurando, no discurso da criança, diferentes modos de enunciação e provocando mudanças na sua relação com a língua.

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Biografia do Autor

Carmem Luci da Costa Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada em Língua Portuguesa no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Letras, com ênfase em Licenciatura de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, credenciada na linha de pesquisa Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas. Orientadora de mestrado e de doutorado, com atuação nos seguintes temas: teorias enunciativas, com ênfase nas perspectivas de Émile Benveniste e de Oswald Ducrot; aquisição e ensino de língua materna; análises textuais; leitura e produção de textos. Desenvolve pesquisas e apresenta publicações em análises textuais, aquisição e ensino-aprendizagem de língua materna embasadas na perspectiva enunciativa de linguagem. Participou da organização do Dicionário de Linguística da Enunciação. Integrou as comissões de elaboração da proposta de criação do curso de Fonoaudiologia da UFRGS e a de reforma curricular do Curso de Licenciatura em Letras da UFRGS. Coordenou de 2010 a 2015 o Projeto Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa no âmbito do Programa de Apoio à Graduação da UFRGS.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Silva, C. L. da C. (2023). O agenciamento de palavras no discurso pela criança. Letras, 43–55. https://doi.org/10.5902/2176148584613