A passagem de infans a falante e a hipótese da aquisição de uma função significante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148584389

Palavras-chave:

Aquisição de linguagem, Estudos enunciativos, Função

Resumo

Intenciona-se articular o que propõe Flores (2019), relativamente à passagem do infans a falante, à teorização posterior do autor, de 2022, acerca das grandes funções do homem na língua e na linguagem. Para tanto, recorre-se à obra Infância e história, de Giorgio Agamben, aliando sua proposição de cisão da linguagem em língua e discurso àquela de Benveniste quanto aos dois universos de significação, semiótico e semântico. Essa articulação nos conduz à hipótese de que há o que podemos chamar de uma função significante na linguagem humana, defendendo-a conceitual e operacionalmente como um elemento fundamental dessa passagem.

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Biografia do Autor

Paula Ávila Nunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialidade Estudos do Texto e do Discurso. Realizou estágio pós-doutoral na mesma Instituição, como bolsista CAPES/REUNI, com o projeto "A especificidade da enunciação escrita e suas implicações pedagógicas: uma contribuição para o ensino de leitura e produção textual em nível acadêmico". Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde é orientadora de Estágios Obrigatórios em Língua Portuguesa e de Trabalhos de Conclusão de Curso. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UTFPR, na área de concentração de Linguagem e Tecnologia, sendo também orientadora de mestrado na linha de pesquisa Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentido. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística da Enunciação, sobretudo em sua relação com tradução e o ensino de língua e de produção textual, além de questões epistemológicas que permeiam as diferentes teorias que tomam o discurso e a enunciação como objeto. Também atua no âmbito de Língua Portuguesa, com interesse maior em ensino e avaliação discente.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Nunes, P. Ávila. (2023). A passagem de infans a falante e a hipótese da aquisição de uma função significante. Letras, 125–140. https://doi.org/10.5902/2176148584389