Transdisciplinaridade e narrativas transmídia: uma articulação viável para propósitos formativos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148571959Palavras-chave:
Transdisciplinaridade, Narrativa transmídia, Ensino-aprendizagem, Formação docenteResumo
O objetivo deste artigo é situar a narrativa transmídia como uma pertinente produção transdisciplinar com potencial formativo, direcionada tanto ao ensino-aprendizagem como ao desenvolvimento de professores. Para atingir esse propósito, os conceitos de transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2000; MORAES, 2008; D’AMBROSIO, 2012) e narrativa transmídia (JENKINS, 2006; FREIRE, 2020), como noções centrais, são inicialmente detalhados. Partindo desse panorama teórico individualizado, e destacando a identidade conceitual de cada construto, esses são articulados sob o foco da epistemologia da complexidade (MORIN, 2005ab, 2015), enfatizando o potencial que dessa conexão emerge para a formação discente e docente, bem como refletindo sobre as implicações teórico-práticas dessa possível correlação.
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