Transdisciplinaridade e narrativas transmídia: uma articulação viável para propósitos formativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148571959

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Narrativa transmídia, Ensino-aprendizagem, Formação docente

Resumo

O objetivo deste artigo é situar a narrativa transmídia como uma pertinente produção transdisciplinar com potencial formativo, direcionada tanto ao ensino-aprendizagem como ao desenvolvimento de professores. Para atingir esse propósito, os conceitos de transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2000; MORAES, 2008; D’AMBROSIO, 2012) e narrativa transmídia (JENKINS, 2006; FREIRE, 2020), como noções centrais, são inicialmente detalhados. Partindo desse panorama teórico individualizado, e destacando a identidade conceitual de cada construto, esses são articulados sob o foco da epistemologia da complexidade (MORIN, 2005ab, 2015), enfatizando o potencial que dessa conexão emerge para a formação discente e docente, bem como refletindo sobre as implicações teórico-práticas dessa possível correlação. 

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Publicado

2022-12-21 — Atualizado em 2023-01-09

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Como Citar

Freire, M. M. (2023). Transdisciplinaridade e narrativas transmídia: uma articulação viável para propósitos formativos. Letras, 180–197. https://doi.org/10.5902/2176148571959 (Original work published 21º de dezembro de 2022)