Letramentos digitais na formação inicial de professores de línguas estrangeiras: pesquisas-ação em duas universidades públicas do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148571344

Palavras-chave:

Letramentos digitais, Formação inicial de professores de línguas, Tecnologias digitais

Resumo

A formação inicial de professores de línguas na cibercultura deve abarcar, além dos conhecimentos linguísticos e pedagógicos, também o conhecimento acerca da integração das tecnologias digitais aos processos de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de letramentos digitais dos futuros professores, para que estes possam, por sua vez, trabalharem com práticas desses letramentos na Educação Básica. Dessa forma, este artigo tem como objetivo compartilhar resultados parciais de pesquisas-ação em andamento em duas universidades públicas no Rio de Janeiro relacionadas à formação inicial de professores de línguas para a apropriação crítica dessas tecnologias por discentes de Licenciatura em Letras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína da Silva Cardoso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Janaína Cardoso, DipRSA (Royal Society of Arts – Universidade de Cambridge); Mestre em Língua Inglesa e Doutora em Estudos Linguísticos pela UFF; Professora associada e Diretora do Instituto de Letras da UERJ; Procientista da UERJ e bolsista CNPq; líder do grupo de pesquisa CNPq: EAL - Ensino e aprendizagem de línguas; coordenadora do Projeto CEALD - Colaboração, Estratégias de Aprendizagem e Letramento Digital e participante do GT da ANPOLL: Formação de Educadores na Linguística Aplicada.

Referências

CARDOSO, Janaina S. Gamificação na formação inicial e continuada de professores de línguas em tempos de pandemia. In TORRENTES, Greice (org.). Tecnologias digitais na formação docente e no ensino de línguas. São Carlos: Pedro & João, 2022.

CARDOSO, Janaina S. Letramentos digitais e a formação de professores da geração conectada. In: IX Congresso Internacional da Abralin – Anais. vol. 4. Belém: Abralin, 2015.

CARDOSO, Janaina S. Professores da geração Y: mudança de perfil não garante uso mais eficaz de novas tecnologias no contexto educacional. (Con)textos linguísticos, 7 (8.1), 2013b. p 199-219.

CARDOSO, Janaina S. Tecnologia como uma ferramenta poderosa no aprendizado de idiomas. In: POSSAS, S. (org.). Inglês na sala de aula: ação e reflexão. São Paulo: Moderna/ Richmond, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 5ª ed. Lisboa: Edições 70, 2021.

COPE, Mary; KALANTZIS, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas: Ed. Unicamp, 2020.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos Digitais. Traduzido por Marcos Marcionilo. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FONSECA, Marissol; CARDOSO, Janaina S.. Ensino remoto emergencial na perspectiva de licenciandos: a emergência de crenças, identidades e emoções em um fórum de docentes em formação. Pensares em Revista. São Gonçalo-RJ, n. 23, p. 26-46, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.12957/pr.2021.60468. Acesso em: 23 jul. 2022.

KESSLER, Greg. Technology and the future of language teaching. Foreign language Annuals, v.51, n. 1, 2018. p. 205-218. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323330702_Technology_and_the_future_of_language_teaching. Acesso em: 10 ago. 2022.

LANKSHEAR; Colin; KNOBEL, Michele. New Literacies: Everyday Practices and Social Learning. Berkshire: Open University Press, 2011.

LUCAS, Margarida; MOREIRA, António. DigComp 2.1: Quadro Europeu de Competência Digital Para Cidadãos: com oito níveis de proficiência e exemplos de uso. Aveiro: Universidade Aberta, 2017. Disponível em: https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/digcomp2.1.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

PEGRUM, Mark; CARDOSO, Janaina S. Digital literacies in language education: Janaina Cardoso interviews Mark Pegrum. Matraga. v. 26, n. 47, 2019. p.462-469.

RABELLO, Cíntia R. L. Tecnologias Digitais e formação de professores de línguas. In: FARIA FILHO, José R. de; FARBIARZ; Alexandre; CLUA, Esteban W. G.; RABELLO, Cíntia R. L. (Org.). Coletânea Práticas Inovadoras, Lúdicas e Inclusivas: contribuições para o ensino de graduação. Niterói: EDUFF, 2019. (no prelo)

SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 10, 2009, Braga. Anais eletrônicos… Braga: Universidade do Minho, 2009. Disponível em: https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t12/t12c427.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

TORSANI, Simone. CALL Teacher Education: language teachers and technology integration. Rotterdam: Sense Publishers, 2016.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, 2005, p. 443 - 466. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000300009&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 10 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-21 — Atualizado em 2023-01-09

Versões

Como Citar

Rabello, C. R. L., & Cardoso, J. da S. (2023). Letramentos digitais na formação inicial de professores de línguas estrangeiras: pesquisas-ação em duas universidades públicas do Rio de Janeiro. Letras, 22–41. https://doi.org/10.5902/2176148571344 (Original work published 21º de dezembro de 2022)