Análise linguística: ensino de variação lexical no livro didático de português do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148569424

Palavras-chave:

Livro didático, Variação lexical, Análise linguística

Resumo

Neste artigo, analisamos atividades de análise linguística (AL) que tratam da variação lexical de três livros didáticos do PNLD 2021, objetivando descrever e analisar como as atividades voltadas ao tratamento da variação lexical são apresentadas e a qual perspectiva de AL as atividades se associam. Fundamentam nosso trabalho os conceitos de análise linguística (REINALDO, 2012), as perspectivas de análise linguística em LDs (BEZERRA; REINALDO, 2020), a BNCC (BRASIL, 2018). Constatamos que o trabalho com a variação lexical se dá por meio da substituição do item lexical, isto é, o ensino do léxico ocorre baseado na sinonímia.

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Biografia do Autor

Carlos Álack de Lima, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Graduado em Letras pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada/Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Sociolinguística e Fonética e Fonologia. Integrante do Grupo de Estudo em Teoria da Gramática (GETEGRA), da UAST/UFRPE. Ex-bolsista do Grupo de Programa de Educação Tutorial (PET/Letras/Comunidades Populares). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Carlos Roberto Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, livro didático, morfologia, redes sociais e gíria.

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Publicado

2023-02-02 — Atualizado em 2023-02-02

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Como Citar

Lima, C. Álack de, Silva, C. R. G. da, & Florencio, J. H. N. (2023). Análise linguística: ensino de variação lexical no livro didático de português do ensino médio. Letras, 1(64), 131–147. https://doi.org/10.5902/2176148569424