A poesia falada: uma análise da dramatização do poema“O amor bate na aorta”, de Carlos Drummond de Andrade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148568056

Palavras-chave:

Oralidade, Escrituralidade, Semiótica discursiva, Vídeo-poema

Resumo

Este estudo propõe-se a refletir sobre as intersecções entre a fala e a escrita, sob o viés dos estudos da oralidade e da semiótica discursiva (BARROS, 2015; HILGERT, 2020; KOCH e OESTERREICHER, 2013), a partir da interpretação em vídeo do poema “O amor bate na aorta” (ANDRADE, 1934/2012), protagonizada por Drica Moraes. Busca-se alcançar, pelo nível discursivo do plano do conteúdo e pelo plano da expressão em geral, os efeitos de sentido de fala ou de escrita inscritos no vídeo-poema, uma vez que são nesses âmbitos da análise semiótica que se inserem questões relativas à escrituralidade e oralidade de um texto (BARROS, 2000).

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Biografia do Autor

Sofia Finguermann e Fernandes, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, bolsista CAPES-PROEX. Mestre em Letras pela mesma instituição, com ênfase em Análise do Discurso (Linha de pesquisa: procedimentos de constituição dos sentidos do discurso e do texto, 2019, UPM, bolsista CAPES-PROEX). Graduada (Bacharelado/Licenciatura) em Letras (Português/Inglês) pelo Centro de Comunicação e Letras da UPM.

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

Fernandes, S. F. e. (2022). A poesia falada: uma análise da dramatização do poema“O amor bate na aorta”, de Carlos Drummond de Andrade. Letras, (62), 129–141. https://doi.org/10.5902/2176148568056