Corpos falantes e vozes caladas: a perfomance do corpo no conto "Hoje de madrugada", de Raduan Nassar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148567779

Palavras-chave:

Menina a caminho e outros textos, Hoje de madrugada, Performance do corpo 

Resumo

A obra de Raduan Nassar é tratada como experimental pela crítica literária brasileira e reconhecida pelo seu lirismo, estilo e universalismo. Para além dessas características, este estudo considera a presença da performance do corpo como elemento integrante do experimentalismo da linguagem nassariana. A fim de compreender como o corpo é transmutado em signo, potencializando sentidos na narrativa, toma-se como objeto de análise o conto Hoje de madrugada, publicado na coletânea Menina caminho e outros textos (1997). Para tanto, utiliza-se aporte teórico interdisciplinar que abrange a teoria da narrativa, os estudos performáticos e trabalhos que abordam a relação entre literatura e performance, bem como a crítica nassariana, com o intuito de investigar a construção de um discurso narrativo mediado por corpos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABATI, H. M. F. Da lavoura arcaica: fortuna crítica, análise e interpretação da obra de Raduan Nassar. 1999. 188f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 1999.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Educação e Realidade, v. 20, n. 2, Porto Alegre, 1995, p. 133-184.

CANDIDO, A. A nova narrativa. In: BOURDIEU, P. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989. p. 199-215.

COHEN, R . Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CULLER, J. Linguagem performativa. In: COHEN, R. Teoria literária: uma introdução. Tradução de Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda, 1999. p. 95-106.

FRANCO JUNIOR, A. Diálogo mudo: uma leitura de “Hoje de madrugada”, de Raduan Nassar. Revista Rascunhos Culturais, Coxim, v.7, n.14, 2016, p. 21-42. Disponível em: http://revistarascunhos.sites.ufms.br/files/2019/01/Rascunhos_Culturais_14__Diagramada_nova_sem_capa.pdf. Acesso em: 4 mar. 2021.

FRIEDMAN, N. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Tradução de Fábio Fonseca de Melo. Revista USP, São Paulo, n.53, 2002, p. 166-182.

GLUSBERG, J. A arte da performance. Traduzido por Renato Cohen. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

INSTITUTO MOREIRA SALLES. Cadernos de literatura brasileira: Raduan Nassar. n.2. São Paulo, set. 1996.

NASSAR, R. A paixão pela literatura. Folha de São Paulo, São Paulo, 16 dez. 1984, Folhetim, p. 9-10. Entrevista concedida a Augusto Massi e Mario Sabino Filho. Disponível em: https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=8988&anchor=4865941&origem=busca&originURL=&pd=4a37dfaf94b698d67815483e38c55483. Acesso em: 4 set. 2021.

NASSAR, R. Hoje de madrugada. In: A paixão pela literatura. Menina a caminho e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 53-58.

NASSAR, R. A . Lavoura arcaica. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

NASSAR, R. A. Obra completa. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

NASSAR, R. A. Um copo de cólera. 6.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

PAULA, M. M. de. A falta de beleza no corpo: interferências nas relações de afeto no conto Hoje de madrugada, de Raduan Nassar. Revista de Letras, Fortaleza, n.28, p. 116-120, jan./dez. 2006.

SCHECHNER, R. Performance studies: an introduction. 3.ed. Nova York: Routledge, 2013.

SONAMBULISMO. In: MICHAELIS: dicionário brasileiro de língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2021. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/sonambulismo. Acesso em: 30 maio. 2021.

WEIL, P.; TOMPAKOW, R. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 74.ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. Traduzido por Jerusa Pires e Suely Fenerich. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-06

Como Citar

Brandileone, A. P. F. N., & Martins, M. L. N. (2022). Corpos falantes e vozes caladas: a perfomance do corpo no conto "Hoje de madrugada", de Raduan Nassar. Letras, 1(63), 190–202. https://doi.org/10.5902/2176148567779