Epitáfio satírico de D. Francisco de Quevedo e a escritura como "Damnatio Memoriae"

Autores

  • Marcello Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA https://orcid.org/0000-0001-6827-2772
  • Luzia Silva Pinto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148538030

Palavras-chave:

Dom Francisco de Quevedo, Poética, Sátira

Resumo

Propõe-se a análise de epitáfio satírico de Dom Francisco de Quevedo com o objetivo de compreender como estão articulados nele o topos poético do "Exegi monumentum aere perennius", de origem horaciana, as tópicas próprias do gênero "epitáfio", como, por exemplo, a "admoestação" aos passantes, e o cômico, por efetuação da "maledicência" (bomolochia). Lê-se a Poética de Aristóteles com o objetivo de compreender o que se entendia por cômico e os dois grandes subgêneros em que ele estava dividido desde a Antiguidade, e perscrutam-se poéticas dos séculos XVI e XVII em que a doutrina aristotélica sobre esse gênero foi atualizada. Por fim, demonstra-se a articulação entre poética/cômico e retórica demonstrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA

Professor Pleno de Letras Luso-Brasileiras e de Historiografia e História Literária do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Luzia Silva Pinto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA

Possui graduação em Curso de Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2003). Especialização em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2006). Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação de Tanhaçu e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Referências

ACHCAR, F. Lírica e lugar-comum: alguns temas de Horácio e sua presença em português. São Paulo: Edusp, 1994.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução, prefácio, introdução, comentários e apêndices de Eudoro de Sousa. 4ª ed., Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1994.

ARISTOTLE. Art of Rhetoric. Cambridge: Harvard University Press, Loeb Classical Library, 1994.

BLOCH, Marc. Os reis taumaturgos. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

HANSEN, João Adolfo. Anatomia da sátira. In: VIEIRA, Bruno V. G. & THAMOS, Márcio (Org.). Permanência clássica. Visões contemporâneas da Antiguidade greco-romana. São Paulo: Escrituras, 2011, p. 145-169.

HANSEN, João Adolfo & MOREIRA, Marcello. Para que todos entendais: poesia atribuída a Gregório de Matos e Guerra. Letrados, manuscritura, retórica, autoria, obra e público na Bahia dos séculos XVII e XVIII. Belo Horizonte: Autêntica/Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da USP, 2013.

HESPANHA, António Manuel. Às vésperas do Leviathan. Instituições e poder político, Portugal, século XVII. Lisboa: Almedina, 1994.

MOREIRA, M. Ad Parnasum: expansão, colonização e empresa civilizatória Lusa em Música do Parnaso. Revista USP, São Paulo, n. 70, p. 141-151, jun./ago. 2006.

MOREIRA, Marcello. Ut pictura poesis. Análise bibliográfico-textual de dois membros da tradição de Gregório de Matos e Guerra. Revista USP, n. 57, mar./maio 2003. p. 87-103.

QUEVEDO, Dom Francisco de. FRAGMENTOS/ NO IMPRESOS HASTA OY./ DE D. FRANCISCO DE QUEVEDO/ Villegas. Cavallero en el / Orden de Santiago, y Señor / de la Torre de Juan Abad/ Recogidos/ Por un aficionado/ Para los discretos. Códice depositado na Biblioteca Menéndez Pelayo.

QUINTILIAN. The Institutio Oratoria. With an English Translation by H. E. Butler. Cambridge: Harvard University Press, 1963.

Downloads

Publicado

2019-08-07

Como Citar

Moreira, M., & Pinto, L. S. (2019). Epitáfio satírico de D. Francisco de Quevedo e a escritura como "Damnatio Memoriae". Letras, 49–58. https://doi.org/10.5902/2176148538030