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O EXERCÍCIO DA MASCULIDADE E A PERFORMANCE DA VIOLÊNCIA EM CRÓNICA DE UNA MUERTE ANUNCIADA, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148537287

Palavras-chave:

Gabriel García Márquez. Crônica de uma morte anunciada, masculinidade, violência, performance

Resumo

Crónica de una muerte anunciada (1982), do escritor colombiano Gabriel García Márquez, articula diversos recursos narrativos para explorar o tema da violência estrutural latino-americana provocada, essencialmente, por homens. Este artigo discute os aspectos culturais e sociais dessa violência masculina através dos personagens da obra mais diretamente envolvidos na morte anunciada, desde o título, e transformada em espetáculo público para a recreação dos habitantes de um povoado apático e longínquo. Para tanto, utilizamos os trabalhos de Lia Machado, Luiza Leonini e Daniel Welzer-Lang, que se aprofundam na naturalização da violência masculina motivada por uma cultura de enaltecimento da virilidade.

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Biografia do Autor

Hugo Hernan Ramirez Sierra, Universidad de los Andes (Uniandes - Bogotá, COL)

Professor do departamento de Lenguas y Literaturas da Universidad de los Andes (Uniandes), Bogotá, Colômbia. Pós-doutor pela Universität Tübingen (Alemanha) e Doutor em Literatura Hispânica pelo El Colegio de México (México).

André Luis de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB - Brasília, BRA) e Universidad de los Andes (Uniandes - Bogotá, COL)

Doutorando do programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB), cursando o período sanduíche na Universidad de los Andes (Uniandes), em Bogotá, Colômbia. Mestre em Literatura e Práticas Sociais (UnB).

Referências

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Publicado

2020-05-20

Versões

Como Citar

Ramirez Sierra, H. H., & de Oliveira, A. L. (2020). O EXERCÍCIO DA MASCULIDADE E A PERFORMANCE DA VIOLÊNCIA EM CRÓNICA DE UNA MUERTE ANUNCIADA, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ. Letras, (59), 235–256. https://doi.org/10.5902/2176148537287