Os gêneros do discurso na esfera acadêmica: reverberações dialógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148534195

Palavras-chave:

Dialogismo, Esfera acadêmica, Gêneros do discurso

Resumo

Diferentes pesquisas, no campo da Linguística Aplicada, têm procurado compreender as práticas de uso da linguagem em diferentes esferas da atividade. Dentre essas pesquisas, há aquelas que objetivam investigar os gêneros do discurso na esfera acadêmica. Em consonância a essa última consideração, nosso ensaio objetiva apresentar uma discussão teórico-metodológica em torno dos gêneros do discurso na esfera acadêmica, com foco nas práticas de leitura e de escrita. Para tanto, investimo-nos a um constructo sob a perspectiva dos Estudos Dialógicos da Linguagem, à luz das considerações dos escritos do Círculo de Bakhtin e das pesquisas atuais em Análise Dialógica de/do/do(s) Discurso(s).

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Biografia do Autor

Amanda Maria de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Graduada em Letras Português/Inglês (2015) pela UFRN. Mestra em Linguística (2017) pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, pela mesma instituição.

Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela UFSM (CNPq). Mestre em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, pela UFSC (CAPES). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, campus central de Florianópolis-SC. Atua na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). 

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Publicado

2019-09-27 — Atualizado em 2022-07-29

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Como Citar

Oliveira, A. M. de, & Acosta Pereira, R. (2022). Os gêneros do discurso na esfera acadêmica: reverberações dialógicas. Letras, (58), 13–36. https://doi.org/10.5902/2176148534195 (Original work published 27º de setembro de 2019)