Adequação lexical como demonstrativo de competência comunicativa escrita no gênero redação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148532578

Palavras-chave:

Ensino da escrita, Adequação lexical, Gênero redação, Competência comunicativa

Resumo

Partindo da Linguística de Texto, da Análise do Discurso e de estudos sobre Normas linguísticas, analisam-se quatro redações de vestibular visando a mostrar os problemas característicos dos candidatos com notas baixas e os bons resultados daqueles que adequaram seu léxico para mais bem expressarem suas opiniões. Faz-se uma reflexão sobre como os professores poderiam atuar em sala de aula, objetivando a melhoria da escrita. Notou-se que as escolhas lexicais relativas a referentes vagos ou ambíguos, bem como a utilização de construções semânticas cristalizadas, prejudicam a compreensão textual, o que culmina na baixa pontuação. Ao final das análises, propõe-se alguns exercícios.

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Biografia do Autor

Karen Pereira Fernandes de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Especialista em Metodologia da Língua Portuguesa, pela AVM.

Mestre em Língua Portuguesa, pela UFRJ.

Doutoranda em Língua Portuguesa, pela UFRJ.

Welton Pereira e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Mestre em Língua Portuguesa, pela UFV.

Doutorando em Língua Portuguesa, pela UFRJ.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

Souza, K. P. F. de, & Silva, W. P. e. (2019). Adequação lexical como demonstrativo de competência comunicativa escrita no gênero redação. Letras, (58), 183–206. https://doi.org/10.5902/2176148532578