Adequação lexical como demonstrativo de competência comunicativa escrita no gênero redação

Karen Pereira Fernandes de Souza, Welton Pereira e Silva

Resumo


Partindo da Linguística de Texto, da Análise do Discurso e de estudos sobre Normas linguísticas, analisam-se quatro redações de vestibular visando a mostrar os problemas característicos dos candidatos com notas baixas e os bons resultados daqueles que adequaram seu léxico para mais bem expressarem suas opiniões. Faz-se uma reflexão sobre como os professores poderiam atuar em sala de aula, objetivando a melhoria da escrita. Notou-se que as escolhas lexicais relativas a referentes vagos ou ambíguos, bem como a utilização de construções semânticas cristalizadas, prejudicam a compreensão textual, o que culmina na baixa pontuação. Ao final das análises, propõe-se alguns exercícios.


Palavras-chave


Ensino da escrita; Adequação lexical; Gênero redação; Competência comunicativa

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DOI: https://doi.org/10.5902/2176148532578

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