O ser, a terra e o céu: um olhar bachelardiano para a imaginação poética no improviso do repente na cantoria de viola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148528354

Palavras-chave:

Cantoria de viola, Improviso, Imaginação material, Terra, Metáforas

Resumo

De tradição essencialmente oral a cantoria de viola tem no improviso, no repente, a sua maior fertilidade poética. A questão que norteia este trabalho se funda na investigação da sua gênese, isto é, nos sentidos que fundam as metáforas geradoras do repente. Para tal, busca-se analisar, na teoria da imaginação material, proposta por Bachelard – constituída a partir, essencialmente, dos elementos materiais terra, água e ar - as matrizes geradoras da imaginação, responsáveis diretas pela riqueza de imagens que formatam as metáforas no improviso de viola. Em Heidegger busca-se investigar a soberania da linguagem como gestora das ações humanas, via poesia.

 

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Biografia do Autor

Marcelo Vieira da Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Professor efetivo do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba – Campina Grande (PB), onde ministra as disciplinas de Língua Portuguesa, Linguística e Práticas Pedagógicas. Doutorando do Proling/UFPB

Beliza Áurea De Arruda Mello, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1971), especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense -RJ, doutorado em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (1999). Atualmente é coordenadora do Núcleo de pesquisa popular da Universidade Federal da Paraíba(NUPPO) É professora associado 4 , atua no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e na Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve pesquisas na área de Oralidades e Escrituras e na área da linguística antropológica com ênfase no imaginário, nos estudos da memória e tradições com ênfase nas tradições discursivas ,atuando principalmente nos seguintes temas das culturas populares : literaturas orais (folheto de cordel, romanceiro,conto) , cantos( aboio, benditos, cantorias, canções das culturas populares urbanas) ,performance, teatro popular( babau/mamulengo) , rezadeiras , movência das oralidades para novos suportes , como o ciberespaço; escrituras( manuscritos culinários, xilogravura e a iconografia do diabo) (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2018-04-16

Como Citar

Nóbrega, M. V. da, & Mello, B. Áurea D. A. (2018). O ser, a terra e o céu: um olhar bachelardiano para a imaginação poética no improviso do repente na cantoria de viola. Letras, (55), 87–107. https://doi.org/10.5902/2176148528354