A poética popular e social de Patativa do Assaré

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148528260

Palavras-chave:

Patativa do Assaré, Sertão, Poesia social, Poesia popular, Literatura engajada

Resumo

O propósito do presente artigo é apresentar uma leitura da poética de Patativa do Assaré, partindo de um estudo do seu caráter popular e social. Sendo agricultor no interior do Ceará, o poeta observou e vivenciou a dramática realidade da região nordestina, reconhecendo-se, dessa forma, como porta-voz de seu povo. A poética patativana é marcada por um claro eixo antagônico, no qual a temática social e popular se configura segundo oposições de classes. Com base em tal premissa, propomos uma análise da poesia matuta de Patativa do Assaré, ainda pouco debatida nos meios acadêmicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Carvalho Nogueira, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Graduada em Letras (Português / Francês) na Universidade de São Paulo. Mestre na área de Literatura Brasileira, na mesma instituição. Sob orientação do Prof. Dr. Ivan Francisco Marques, defendeu a dissertação "A poética social de Patativa do Assaré". O envolvimento com a poética patativana iniciou-se já na Graduação, com a realização de duas pesquisas de Iniciação Científica (“A escolha e a criação lexical em Patativa do Assaré” e “O léxico de Patativa do Assaré e a valorização da terra natal”), sob a orientação da professora Elis de Almeida Cardoso, da área de Filologia e Língua Portuguesa, responsável pelo projeto “Léxico, estilo e expressividade: escolha e criação lexical no texto literário”.

Referências

AGUIAR, R. H. de; CONTE, D. Patativa do Assaré: o canto ilimitado. In: PUHL, P. R.; SARAIVA, J. A. (Org.). Processos culturais e suas manifestações. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

ANDRADE, C. H. S. Patativa do Assaré:As razões da emoção (capítulos de uma poética sertaneja). Fortaleza: Editora UFC / São Paulo: Nankin Editorial, 2004.

AYALA, M; AYALA, M. I. N. Cultura popular no Brasil: perspectiva de análise. São Paulo: Editora Ática, 1987.

CARIRY, R.; BARROSO, O. “Patativa do Assaré, sua poesia, sua vida”, entrevista em Cultura insubmissa. Fortaleza: Nação Cariri, 1982.

CARVALHO, G. Patativa poeta pássaro do Assaré. Fortaleza: Omni, 2002.

CARVALHO, G. Patativa do Assaré: pássaro liberto, 2002b.

CASCUDO, L. C. Literatura oral no Brasil. São Paulo: Global, 2006.

DEBS, S (Org.). Patativa do Assaré visto por Rosemberg Cariry ou a construção de um mito. In: CARVALHO, G. (Org.). Patativa em sol maior: treze ensaios sobre o poeta pássaro. Fortaleza: UFC, 2009.

FIGUEIREDO FILHO, J. de. Patativa do Assaré: novos poemas comentados. Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 1970.

GRAMSCI, A. Literatura e vida nacional. São Paulo: Civilização Brasileira, 1978.

LEMAIRE, R. Reler Patativa do Assaré: redescobrir um mundo. In: CARVALHO, G. (Org.). Patativa em sol maior: treze ensaios sobre o poeta pássaro. Fortaleza: UFC, 2009.

LOPES, P. C. História e esperanças de um artista do povo. Introdução. In: ANDRADE, C. H. S. Patativa do Assaré:As razões da emoção (capítulos de uma poética sertaneja). Fortaleza: Editora UFC / São Paulo: Nankin Editorial, 2003.

PATATIVA DO ASSARÉ. Ispinho e Fulô. São Paulo: Hedra, 2005.

PATATIVA DO ASSARÉ. Inspiração nordestina. Coleção de literatura popular. São Paulo: Hedra, 2006.

PATATIVA DO ASSARÉ. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. Petrópolis: Vozes, 2014.

ROMERO, Silvio. Estudos sobre a poesia popular do Brasil. Petrópolis: Editora Vozes em convênio com o Governo do Estado de Sergipe, 1977.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

Downloads

Publicado

2018-04-16

Como Citar

Nogueira, R. C. (2018). A poética popular e social de Patativa do Assaré. Letras, (55), 173–193. https://doi.org/10.5902/2176148528260