A poética popular e social de Patativa do Assaré

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148528260

Parole chiave:

Patativa do Assaré, Sertão, Poesia social, Poesia popular, Literatura engajada

Abstract

O propósito do presente artigo é apresentar uma leitura da poética de Patativa do Assaré, partindo de um estudo do seu caráter popular e social. Sendo agricultor no interior do Ceará, o poeta observou e vivenciou a dramática realidade da região nordestina, reconhecendo-se, dessa forma, como porta-voz de seu povo. A poética patativana é marcada por um claro eixo antagônico, no qual a temática social e popular se configura segundo oposições de classes. Com base em tal premissa, propomos uma análise da poesia matuta de Patativa do Assaré, ainda pouco debatida nos meios acadêmicos. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Renata Carvalho Nogueira, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Graduada em Letras (Português / Francês) na Universidade de São Paulo. Mestre na área de Literatura Brasileira, na mesma instituição. Sob orientação do Prof. Dr. Ivan Francisco Marques, defendeu a dissertação "A poética social de Patativa do Assaré". O envolvimento com a poética patativana iniciou-se já na Graduação, com a realização de duas pesquisas de Iniciação Científica (“A escolha e a criação lexical em Patativa do Assaré” e “O léxico de Patativa do Assaré e a valorização da terra natal”), sob a orientação da professora Elis de Almeida Cardoso, da área de Filologia e Língua Portuguesa, responsável pelo projeto “Léxico, estilo e expressividade: escolha e criação lexical no texto literário”.

Riferimenti bibliografici

AGUIAR, R. H. de; CONTE, D. Patativa do Assaré: o canto ilimitado. In: PUHL, P. R.; SARAIVA, J. A. (Org.). Processos culturais e suas manifestações. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

ANDRADE, C. H. S. Patativa do Assaré:As razões da emoção (capítulos de uma poética sertaneja). Fortaleza: Editora UFC / São Paulo: Nankin Editorial, 2004.

AYALA, M; AYALA, M. I. N. Cultura popular no Brasil: perspectiva de análise. São Paulo: Editora Ática, 1987.

CARIRY, R.; BARROSO, O. “Patativa do Assaré, sua poesia, sua vida”, entrevista em Cultura insubmissa. Fortaleza: Nação Cariri, 1982.

CARVALHO, G. Patativa poeta pássaro do Assaré. Fortaleza: Omni, 2002.

CARVALHO, G. Patativa do Assaré: pássaro liberto, 2002b.

CASCUDO, L. C. Literatura oral no Brasil. São Paulo: Global, 2006.

DEBS, S (Org.). Patativa do Assaré visto por Rosemberg Cariry ou a construção de um mito. In: CARVALHO, G. (Org.). Patativa em sol maior: treze ensaios sobre o poeta pássaro. Fortaleza: UFC, 2009.

FIGUEIREDO FILHO, J. de. Patativa do Assaré: novos poemas comentados. Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 1970.

GRAMSCI, A. Literatura e vida nacional. São Paulo: Civilização Brasileira, 1978.

LEMAIRE, R. Reler Patativa do Assaré: redescobrir um mundo. In: CARVALHO, G. (Org.). Patativa em sol maior: treze ensaios sobre o poeta pássaro. Fortaleza: UFC, 2009.

LOPES, P. C. História e esperanças de um artista do povo. Introdução. In: ANDRADE, C. H. S. Patativa do Assaré:As razões da emoção (capítulos de uma poética sertaneja). Fortaleza: Editora UFC / São Paulo: Nankin Editorial, 2003.

PATATIVA DO ASSARÉ. Ispinho e Fulô. São Paulo: Hedra, 2005.

PATATIVA DO ASSARÉ. Inspiração nordestina. Coleção de literatura popular. São Paulo: Hedra, 2006.

PATATIVA DO ASSARÉ. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. Petrópolis: Vozes, 2014.

ROMERO, Silvio. Estudos sobre a poesia popular do Brasil. Petrópolis: Editora Vozes em convênio com o Governo do Estado de Sergipe, 1977.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-04-16

Come citare

Nogueira, R. C. (2018). A poética popular e social de Patativa do Assaré. Letras, (55), 173–193. https://doi.org/10.5902/2176148528260