Moscou - Memória e ficção, literatura e documentário

Autores

  • Juliana Ciambra Rahe Bertin Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
  • Rosana Cristina Zanelatto Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS https://orcid.org/0000-0001-9921-6765

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148523558

Palavras-chave:

Documentário, Literatura, Adaptação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a análise o documentário Moscou (2009), de Eduardo Coutinho, que retrata o processo de montagem da peça As três irmãs, de Tchekhov. Ele será tratado como uma adaptação, como uma outra forma de recontar, em que Coutinho problematiza aquilo o que se considera próprio do documentário, revelando que as fronteiras entre o ficcional e o factual não são fixas como por vezes se supõe, nem o gênero documentário fundado somente na realidade como se imagina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Ciambra Rahe Bertin, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Juliana Ciambra Rahe Bertin possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009) e mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: telenovela, adaptação, horror, literatura e cinema. 

Rosana Cristina Zanelatto Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Rosana Cristina Zanelatto Santos possui graduação em Letras Câmpus de Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado (nível IV) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, teoria da literatura e ficção e história, violência e horror. Vice-Presidente da ABRAPLIP (2010-2011). Presidente (2012-2013) da ABRAPLIP. 

Referências

COUTINHO, Eduardo. Entrevista inédita. Rio de Janeiro, julho 2009. Entrevista concedida a Nina Rahe.

DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. Literatura e cinema: tradução, hipertextualidade, reciclagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005.

HUTCHEON, Linda. Poéticas do pós-modernismo: história, teoria e ficção. Traduzido por Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.

MOSCOU. Direção: Eduardo Coutinho. Direção Teatral: Enrique Diaz. Produção Executiva: João Moreira Salles, Mauricio Andrade Ramos, Guilherme Cezar Coelho. VideoFilmes, 2009. 80 min, colorido.

ORDONES, Simone. Entrevista inédita. Belo Horizonte, julho 2009. Entrevista concedida a Nina Rahe.

STAM, Robert. Introduction. In: STAM, Robert; RAENGO, Alessandra. Literature and film: a guide to the theory and practice of film adaptation. Malden, Oxford, Victoria: Blackwell Publishing, 2005. p. 1-52.

STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do desterro, Florianópolis/SC, n. 51, p. 19-53, jul/dez 2006.

STAM, Robert. Introdução. In: STAM, Robert. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Traduzido por Marie--Anne Kremer e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 17-41.

TCHEKHOV, Anton. As três irmãs. In: TCHEKHOV, Anton. As três irmãs; Contos. Traduzido por Maria Jacintha e Boris Schnaiderman. São Paulo: Abril Cultural, 1982. p. 1-153.

XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, Instituto Itaú Cultural, 2003. p. 61-89.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Bertin, J. C. R., & Santos, R. C. Z. (2015). Moscou - Memória e ficção, literatura e documentário. Letras, (51), p. 261. https://doi.org/10.5902/2176148523558