A pertinência da utilização do sistema de avaliatividade como referência em pesquisas sobre recepção de livros didáticos: reflexões teóricas e metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148520216

Palavras-chave:

Avaliatividade, Pesquisa, Livro didático, Recepção

Resumo

Apresentam-se reflexões sobre a pertinência do Sistema de Avaliatividade como referencial para pesquisas sobre recepção de materiais /livros didáticos por docentes e discentes, considerando que esse sistema prevê a expressão das atitudes, gradação e engajamento pelos falantes. Também apresentam-se questões acerca de metodologia e de instrumentos de coleta de informações para pesquisas dessa natureza. O artigo pode contribuir para referendar o Sistema de Avaliatividade como referencial para pesquisas relacionadas ao uso e à recepção de materiais didáticos, podendo tais investigações ser importantes para entendimentos locais e para políticas públicas na área educacional.

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Biografia do Autor

Renato Caixeta da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Doutor em Letras (Estudos da Linguagem) pela PUC-Rio, mestre em Letras (Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) pela UFMG, e tem graduação em Letras (Português/ Inglês) pela UFMG. É professor de inglês do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) desde 1997, atuando no Ensino Médio e Técnico, na Graduação de Letras (Bacharelado) e no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Estudos de Linguagens na mesma Instituição.

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Publicado

2015-10-27

Como Citar

Silva, R. C. da. (2015). A pertinência da utilização do sistema de avaliatividade como referência em pesquisas sobre recepção de livros didáticos: reflexões teóricas e metodológicas. Letras, (50), 359–382. https://doi.org/10.5902/2176148520216