Os processos mentais nas representações de homens e mulheres heterossexuais em anúncios pessoais eletrônicos

Autores

  • Vitor Hugo Chaves Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Alegrete, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148520207

Palavras-chave:

Anúncios pessoais eletrônicos, Processos mentais, Fenômeno, Gênero

Resumo

O presente artigo investiga como homens e mulheres heterossexuais representam a si mesmos (as) e seus (suas) parceiros (as) projetados (as) em anúncios pessoais eletrônicos. Com base na Linguística Sistêmico-Funcional, foram explorados os processos mentais empregados nessas situações de interação. O corpusconsiste de 500 anúncios publicados no Viva Anúncios, um sitegratuito destinado a anúncios pessoais. A ferramenta Wordsmith foi aplicada para identificar os processos mentais mais frequentes e seus Fenômenos e orações projetadas. Os resultados revelam que o Fenômeno ou a oração projetada de um mesmo processo mental pode variar nos anúncios masculinos e femininos, evocando ideologias e representações sociais de sexualidade e gênero.

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Biografia do Autor

Vitor Hugo Chaves Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Alegrete, RS

Tem doutorado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). É professor do Instituto Federal Farroupilha - Câmpus de Alegrete . Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística Cognitiva, Linguística Aplicada, Análise de Discurso Crítica e Análise do Discurso Jurídica.

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Publicado

2015-10-27

Como Citar

Costa, V. H. C. (2015). Os processos mentais nas representações de homens e mulheres heterossexuais em anúncios pessoais eletrônicos. Letras, (50), 119–142. https://doi.org/10.5902/2176148520207