PICTURALIDADE E "ETHOS" ROMÂNTICO; A BOEMIA GALANTE E OS BEBEDORES DE ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148511947Resumo
Reflexão sobre a presença de marcas de picturalidade na construção discursiva do ethos artista da boemia galante (1830) e da boemia dos“bebedores de água” (1840), em Pequenos castelos na Boêmia, de Gérard de Nerval (1853) e em Cenas da vida boêmia, de Henry Murger (1851), respectivamente. O ensaio apresenta um contraponto entre os valores alegóricos de um esteticismo à Watteau e as descrições próximas de toscas gravuras ou do traço simplificador das caricaturas, que evidencia as diferenças entre os grupos, as gerações e suas posições no campo literário.Downloads
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Publicado
2007-07-01
Como Citar
Mello, C. M. M. de. (2007). PICTURALIDADE E "ETHOS" ROMÂNTICO; A BOEMIA GALANTE E OS BEBEDORES DE ÁGUA. Letras, (34), 163–180. https://doi.org/10.5902/2176148511947
Edição
Seção
Artigos