PICTURALIDADE E "ETHOS" ROMÂNTICO; A BOEMIA GALANTE E OS BEBEDORES DE ÁGUA

Authors

  • Celina Maria Moreira de Mello

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148511947

Abstract

Reflexão  sobre  a  presença  de  marcas  de  picturalidade  na  construção discursiva do ethos artista da boemia galante (1830) e da boemia dos“bebedores de água” (1840), em Pequenos castelos na Boêmia, de Gérard de Nerval (1853) e em Cenas da vida boêmia, de Henry Murger (1851), respectivamente. O ensaio apresenta um  contraponto  entre  os  valores  alegóricos  de  um  esteticismo à  Watteau  e  as descrições próximas de toscas gravuras ou do traço simplificador das caricaturas, que evidencia as diferenças entre os grupos, as gerações e suas posições no campo literário.

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Published

2007-07-01

How to Cite

Mello, C. M. M. de. (2007). PICTURALIDADE E "ETHOS" ROMÂNTICO; A BOEMIA GALANTE E OS BEBEDORES DE ÁGUA. Letras, (34), 163–180. https://doi.org/10.5902/2176148511947