Análise das Variáveis Somáticas e de Composição Corporal de Cardiopatas do Sexo Masculino
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648378Resumo
O objetivo deste estudo foi de investigar se um programa de reabilitação para cardiopatas possibilitava alterações nas variáveis somáticas e de composição corporal. A amostra foi composta de 14 sujeitos do sexo masculino, portadores de cardiopatias. Foram utilizadas as medidas de nove dobras cutâneas (biciptal, triciptal, subescapular, supra-ilíaca, peitoral, abdominal, axilar média, coxa e panturrilha), oito medidas de circunferência (braço, antebraço, tórax normal, tórax inspiração e expiração máxima, abdominal, coxa e panturrilha). Foram calculados a densidade corporal, o percentual de gordura e a massa corporal magra. Os valores foram comparados através do teste “t” de Student para amostras dependentes. Concluiu-se que o treinamento influenciou significativamente as variáveis estudadas, ocorrendo uma diminuição dos valores das dobras cutâneas e um aumento em algumas circunferências, acarretando, com isto, um menor acúmulo de gordura corporal e uma maior concentracão na massa corporal magra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.